IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-presidente da Bolívia defende integração energética de países da América do Sul durante Fórum Mundial de Meio Ambiente

Fórum Mundial de Meio Ambiente LIDE

29/06/2015 12h15

SÃO PAULO, 29 de junho de 2015 /PRNewswire/ -- O ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga defendeu em 25 de junho, a integração energética dos países da América do Sul, por meio de projetos liderados pelo Brasil. "O Brasil é o líder inquestionável da região", afirmou. Ele citou como exemplo projetos de integração binacional energética como Itaipu e o Gasoduto que, segundo ele, beneficiaram significativamente o Paraguai e a Bolívia, respectivamente. Quiroga participou do 6º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria, e pelo LIDE SUSTENTABILIDADE, comandado por Roberto Klabin, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.  

Crédito: Gustavo Rampini

O ex-presidente destacou a presença de recursos naturais importantes no continente, como o lítio, utilizado na fabricação de baterias de celulares, computadores e outros produtos eletroeletrônicos, que poderia ser industrializado e exportado para todo o mundo. "Na América do Sul, temos 90% de todo o lítio presente no planeta", disse.

Quiroga criticou a falta de união entre os países sulamericanos. "O único lugar onde esta integração funciona bem é no Barcelona, com Messi, Neymar e Suárez", em referência aos jogadores do Brasil, Argentina e Uruguai, respectivamente, que jogam na equipe de futebol espanhola.

O governador do Paraná, Beto Richa, destacou as iniciativas do Estado em prol do meio ambiente, como o Ciclo Paraná (Programa Paranaense de Mobilidade Não Motorizada por Bicicleta), o Programa Desmatamento Ilegal Zero, a ampliação do ICMS ecológico e a revitalização do Rio Iguaçu.

Os dois dias de debate reuniu empresários, autoridades, especialistas como, Reni Pereira, prefeito de Foz do Iguaçu, Carlos Klink, secretário de mudanças climáticas e qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Rittl, coordenadora do Programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica; Ricardo Soavinski, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná; o deputado federal Sarney Filho (PV/MA), o superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana.

Grandes marcas têm importante participação na realização do evento. Com apoio institucional estão a FAS, SOS MATA ATLÂNTICA e THE NATURE CONSERVANCY BRASIL. Com participações especiais da COCA-COLA FEMSA e TV CULTURA. COPEL, SANEPAR e RENAULT são os patrocinadores. São colaboradores a CCR, DESENVOLVE SP e TETRA PAK. São fornecedores oficiais a CDN, ECCAPLAN, HOTEL MABU, MARINGÁ TURISMO, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. PORTAL CLICK FOZ, PR NEWSWIRE, as revistas AMAZÔNIA, LIDE SUSTENTABILIDADE e TOP VIEW, TV CULTURA, TV LIDE e TV RECORD são mídia partners.

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2015-06-29/original/2521.jpg )

Contato: Rose Rocha

Tel: (11) 3643-2952

E-mail: rose-rocha@cdn.com.br

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/ex-presidente-da-bolivia-defende-integracao-energetica-de-paises-da-america-do-sul-durante-forum-mundial-de-meio-ambiente-300106131.html

FONTE Fórum Mundial de Meio Ambiente LIDE