IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fórum Mundial de Meio Ambiente defende ações para a minimização dos efeitos das mudanças climáticas

Fórum Mundial de Meio Ambiente LIDE

29/06/2015 11h46

SÃO PAULO, 29 de junho de 2015 /PRNewswire/ -- "Na América do Sul, temos boa parte dos combustíveis do século XX e um enorme potencial de energias renováveis", afirmou o ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga, durante o 6º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Em dois dias de debates (25 e 26), o evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria, e pelo LIDE SUSTENTABILIDADE, comandado por Roberto Klabin, reuniu 365 participantes, para debater os impactos das mudanças climáticas.

Segundo Silvio Barros, secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, os desafios dos municípios nos próximos anos, quando o consumo de energia e a geração de lixo devem aumentar 30%."Que modelo vamos gerar para consumir 30% mais de energia em 2050 e que impacto isso terá?", indagou. Em sua opinião, a discussão de temas como a matriz energética é papel de toda a sociedade. "Todos precisamos assumir a responsabilidade, nos mobilizarmos e nos unirmos", afirmou.

O navegador e sócio fundador do Museu do Mar, Amyr Klink, ao lado de sua esposa, a fotógrafa, Marina Bandeira, disse que "precisamos deixar de ser individualistas e partir para ações colaborativas e, para isso, teremos que passar por um processo de mudança de valores".

Para a secretária-executiva do ICLEI – Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, Jussara Carvalho, as cidades estão se preparando para o futuro por meio de uma série de iniciativas sustentáveis, na área de mobilidade (uso de ciclovias e prioridade ao transporte público), de resiliência e de economia de energia, mas precisam de mais apoio do governo federal, especialmente na questão energética. "Não adianta os prefeitos falarem em mudança de mobilidade enquanto temos incentivos para o uso de combustível fóssil. Temos que mudar a regra do jogo", defendeu. "Temos que considerar o uso eficiente de recursos, o foco em novas tecnologias, a integração de processos e políticas."

O evento contou com apoio institucional da FAS, SOS MATA ATLÂNTICA e THE NATURE CONSERVANCY BRASIL. Com participações especiais da COCA-COLA FEMSA e TV CULTURA. COPEL, SANEPAR e RENAULT são os patrocinadores. São colaboradores a CCR, DESENVOLVE SP e TETRA PAK. São fornecedores oficiais a CDN, ECCAPLAN, HOTEL MABU, MARINGÁ TURISMO, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. PORTAL CLICK FOZ, PR NEWSWIRE, as revistas AMAZÔNIA, LIDE SUSTENTABILIDADE e TOP VIEW, TV CULTURA, TV LIDE e TV RECORD são mídia partners.

Contato: Rose Rocha

Tel: (11) 3643-2952

E-mail: rose-rocha@cdn.com.br  

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/forum-mundial-de-meio-ambiente-defende-acoes-para-a-minimizacao-dos-efeitos-das-mudancas-climaticas-300106108.html

FONTE Fórum Mundial de Meio Ambiente LIDE