IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moradores da Zona Sul reivindicam criação do Parque Paraisópolis

Parque Paraisópolis

03/09/2015 16h15

SÃO PAULO, 3 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- São Paulo precisa de mais verde e a favela de Paraisópolis carece de um equipamento público acessível às pessoas, com atividades voltadas ao lazer e ao esporte, que melhore a qualidade de vida de jovens, crianças e idosos da região sul da cidade.

A reivindicação da comunidade é que o parque seja construído a partir da ampliação de um terreno local, considerado de preservação ambiental. Junto a um dos últimos berços de Mata Atlântica na cidade há um terreno privado, com 27.000 m², sem construções, com árvores esparsas e topografia plana. "Integrar esse terreno à área já considerada de preservação ambiental é o nosso objetivo", destaca Isabel Fay Affonso, arquiteta e uma das coordenadoras da Associação dos Amigos do Jardim Vitória Régia. Moradores da região, da Favela de Paraisópolis e outras entidades estão unidos nessa luta, que também conta com o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade.

Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo, somando cerca de 100 mil habitantes, sendo que 70% da população é formada por crianças e jovens, entre 0 e 29 anos. Segundo Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores e do Comércio da comunidade, o local vive um novo momento, que inspirou a criação do projeto Nova Paraisópolis, que quer transformar a favela em bairro.

"Ao se integrar toda essa área em uma ZEPAM (Zona Especial de Proteção Ambiental), a cidade terá um espaço de uso adequado às duas zonas presentes no local, uma de uso estritamente residencial e outra de interesse social", destaca Diana Di Giuseppe, arquiteta urbanista que concluiu recentemente um estudo sobre o terreno.

"Um parque público é sempre bem-vindo em uma cidade cujas opções lazer de qualidade estão concentradas em algumas regiões. Paraisópolis merece ter um local de lazer", destaca André Graziano, arquiteto e paisagista.

Sérgio Saraiva Martins, assessor de urbanismo do gabinete do vereador Gilberto Natalini, também defende a construção do Parque de Paraisópolis. "Trata-se de uma requalificação urbana, de caráter social, que passará a conferir uma finalidade social a um ambiente já preservado", explica ele.

Mais informações para a imprensa:

Di Fatto Comunicação

A/C Ana Paula Ignacio

(11) 5052-3004

FONTE Parque Paraisópolis