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"Se o Mercosul não mudar, ele terá seu fim declarado em breve", diz Lacalle no 20º MEETING INTERNACIONAL

MEETING INTERNACIONAL

09/10/2015 18h48

MONTEVIDÉU, Uruguai, 9 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- O Mercosul acabará logo caso não haja mudanças na organização intergovernamental integrada pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Este é o termo da contundente declaração de Luis Alberto Lacalle, presidente do Uruguai de 1990 a 1995, em sua apresentação durante o Seminário do 20º MEETING INTERNACIONAL, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em Montevidéu, nesta sexta (9).

"Não há barreiras geográficas entre os países do Mercosul, mas, sim, mentais e políticas. Eu me preocupo com o Mercosul, que cumpre 25 anos em março de 2016. Precisamos revisar o que é, qual é o seu real significado. Ele não deve ser uma associação política, mas econômica e social", afirmou Lacalle.

"As nações falam em termos comerciais, de compra e venda, mas se a América Latina não se atualizar, ficará de fora desse crescimento", disse Lacalle. "Vamos agir, senão ficaremos fora da história. O Mercosul, do jeito que está, não dá", alertou.

Segundo Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil e chairman of the board do LIDE, o Brasil tem muito a aprender com o Uruguai. "É bom estar aqui e olhar o nosso País de fora para dentro", disse.

"A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem um programa muito intenso de internacionalização de empresas. O Uruguai é um grande parceiro. Somos a segunda nação a exportar para o país vizinho, atrás apenas da China", ressaltou Fernando de Magalhães Furlan, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

O evento também conta com as presenças de Jorge Quiroga, presidente da Bolívia de 2001 a 2002; Pablo Ferreri, ministro da Economia e Finanças do Uruguai; e Aloysio Nunes, presidente da Comissão de Relações e de Defesa Nacional do Senado.

O 20º MEETING INTERNACIONAL conta com o patrocínio da AMIL e SAPORE. Apoio da KIA e APEX, com participação especial da BASF e EMS. Colaboração de ATHIÉ WOHNRATH, GOCIL, GRUPO SIGLA, REDE TV e VIDEOLAR. Como fornecedores oficiais, estão a CDN COMUNICAÇÃO, CHUBB SEGUROS, ECCAPLAN, FORMAG'S, GELATO BOUTIQUE, MARINGÁ TURISMO, MISTRAL E VINCI, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. As revistas ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO, LIDE E MEETING; GRUPO COMPANHIA; a rádio JOVEM PAN; o jornal PROPMARK; a PR NEWSWIRE; e a TV LIDE são mídia partners.

Pamela Viotto

Tel: (11) 3039-6069 / e-mail: pamelaviotto@grupodoria.com.br    

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FONTE MEETING INTERNACIONAL