IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Instituto Biológico: Especialistas discutem propostas para o clima, água e sustentabilidade

Instituto Biológico

21/10/2015 13h06

SÃO PAULO, 21 de outubro de 2015 /PRNewswire - Sob o tema "Água e Sustentabilidade", o Instituto Biológico (IB), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará em São Paulo, entre 9 e 12 de novembro, sua 28ª Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB). O evento irá apresentar e discutir as recentes descobertas científicas relacionadas ao clima, água e sustentabilidade.

O coordenador da 28ª RAIB, pesquisador científico, José Eduardo Almeida, aponta métodos que podem trazer maior economia e baixo consumo de água na agricultura. Segundo ele, técnicas de manejo integrado ou ecológico, com controle biológico de pragas, doenças e até plantas daninhas, representam a base para a manutenção e uso correto da biodiversidade. "Essas práticas fazem com que a água seja preservada, e até mesmo produzida, além de minimizar a contaminação de lençol freático e mananciais por agrotóxicos" diz.

Um estudo realizado pela APTA, em conjunto com o IB, indica que a redução do uso de água nas pulverizações feitas para o controle de doenças dos citros provocadas por fungos, pode ocasionar economia de até quatro vezes o volume de água utilizado nas pulverizações, sem comprometer a eficácia dos tratamentos.

O diretor-geral do IB, engenheiro agrônomo e pesquisador científico, Antonio Batista Filho, fala sobre a importância do encontro: "A RAIB reúne oportunidades de interação entre   pesquisadores e professores, estudantes de iniciação científica e pós-graduação e serve como valiosa troca de experiências. Reunimos temas atuais que cumprem com a nossa missão de divulgar o conhecimento, nas áreas de sanidade animal, vegetal, proteção ambiental, pragas urbanas e museologia" explica.

Já para a diretora do Centro de Sanidade Animal do IB, pesquisadora científica, Josete Bersano, a expectativa para a 28ª RAIB é a melhor possível. "Neste ano, os temas a serem discutidos vêm ao encontro das necessidades atuais de toda sociedade e promete grandes debates e riqueza na transferência de conhecimentos." comenta Bersano.

Em 2014, a RAIB contou com a apresentação de 113 trabalhos aprovados provenientes de instituições do estado de São Paulo e outros oito estados brasileiros, bem como, do Museu de  História Natural da Califórnia, nos Estados Unidos.

Serviço

28ª Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB). Local: Instituto Biológico.

Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo.

Data: 9 a 12 de novembro.

Horário: das 8h às 17h30.

Contato

Bersano Assessoria de Imprensa

(11) 3856-8219

FONTE Instituto Biológico