IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

O caminho do México rumo à inclusão financeira começa com o compromisso de reduzir o uso do dinheiro

Better Than Cash Alliance

24/06/2016 14h25

CIDADE DO MÉXICO e NOVA YORK, 24 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- O governo mexicano aproveita seu crescimento econômico bem-sucedido e sua nova política de inclusão financeira comprometendo-se a aumentar a capacidade dos cidadãos, das empresas e do governo de fazer e receber pagamentos digitais. Ao entrar para a aliança Better Than Cash Alliance das Nações Unidas , o México impulsionará o crescimento inclusivo, empoderará as mulheres e aumentará o PIB do país.

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20120919/CG77018LOGO

O anúncio foi feito logo após o governo do México apresentar sua política nacional de inclusão financeira, que inclui um chamado para que o país utilize a inovação tecnológica e reduza o uso do dinheiro.

O uso atual dos pagamentos digitais já representou a entrada de aproximadamente US$ 8 bilhões no PIB do México entre 2011 e 2015, de acordo com um relatório recente da Moody's Analytics . Isso indica que há muito potencial para um crescimento ainda maior. Uma pesquisa realizada pela Better Than Cash Alliance também descobriu que, ao digitalizar seus próprios pagamentos feitos com dinheiro, o governo mexicano pode economizar cerca de US$ 1,3 bilhão por ano.

O anúncio do México de intensificar os esforços para abandonar os pagamentos em dinheiro ocorreu em um período de crescimento mais lento na América Latina como um todo. Embora a economia do México seja uma exceção e continue a crescer, apenas 44% dos adultos acima de 18 anos têm uma conta bancária no México, de acordo com uma pesquisa recente do governo sobre a inclusão financeira (ENIF, 2015). No entanto, a população do país é de 120 milhões de pessoas, e mais de 107 milhões têm telefone celular, o que faz com que os pagamentos digitais sejam uma ferramenta potencialmente importante para aumentar a inclusão financeira.

"Estamos diante de uma enorme oportunidade para a inclusão financeira. Devemos utilizá-la para aproveitar o impulso da nova política nacional de inclusão financeira", afirmou Luis Videgaray Caso, Ministro das Finanças e Crédito Público do México. "A integração da tecnologia de pagamentos digitais em todos os órgãos do governo é essencial para isso, e os demais benefícios de eficiência e economia são muito valiosos para serem ignorados. Esse novo compromisso com a Better Than Cash Alliance, que ajuda a implementar nossa política nacional de inclusão financeira e nossa estratégia digital nacional, melhorará a vida de todos os mexicanos e contribuirá para o crescimento econômico inclusivo."

Em 2013, o governo mexicano lançou a estratégia digital nacional "México Digital" , que incluía o objetivo de criar uma economia digital. Desde então, o governo tem tomado medidas para abandonar os pagamentos em dinheiro e criar uma base sólida para expandir a partir dela. O número de transações de pagamento digital na Conta Única do Tesouro do governo passou de 69 milhões em 2013 para 116 milhões em 2015. A associação anunciada hoje representa um grande passo para continuar a criar uma economia digital robusta em que todos possam fazer e receber pagamentos eletrônicos com facilidade.  

"Quando o México estava na presidência do G20, em 2012, o governo colocou a questão da inclusão social entre as prioridades da agenda global", afirmou a Dra. Ruth Goodwin-Groen, diretora administrativa da Better Than Cash Alliance. "Há muito tempo o país é reconhecido por sua inovação para impulsionar a inclusão financeira. Agora, o México deu outro passo ousado para implementar a nova política de inclusão financeira, com o objetivo de mudar a forma como as pessoas realizam pagamentos, empoderando milhões de pessoas para que participem de uma economia de inclusão financeira digital, gerando vários outros benefícios para o país."

Sobre a Better Than Cash Alliance

A Better Than Cash Alliance é uma parceria entre governos, empresas e organizações internacionais para acelerar a transição do pagamento em dinheiro para pagamentos digitais, com o objetivo de reduzir a pobreza e impulsionar o crescimento inclusivo. O Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital atua como uma secretaria. Para obter mais informações, acesse www.betterthancash.org , siga @BetterThan_Cash e  cadastre-se para receber notícias .

FONTE Better Than Cash Alliance