IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

NEXTracker e Biosar firmam contrato geral de serviços (MSA -- master services agreement) para projetos solares no Brasil

NEXTracker

07/11/2016 13h39

FREMONT, Califórnia, 7 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- A NEXTracker ™, subsidiária da Flex , anunciou hoje que firmou um contrato geral de serviços (MSA -- master services agreement) para fornecer sua premiada tecnologia de rastreador solar à Biosar, parte do Grupo de Construção Aktor e uma das maiores empresas de engenharia, aquisição e construção (EPC -- engineering, procurement and construction) no hemisfério ocidental. A usina de energia solar de 191,5 MW, a Pirapora 1, está sendo construída pela Biosar para a EDF Energies Nouvelles e a Canadian Solar Inc. no estado de Minas Gerais. Esse MSA prevê que a NEXTracker irá fornecer à Biosar tecnologia avançada de rastreador (tracker), consulta sobre projetos, suporte para instalação e comissionamento. A conclusão do projeto é prevista para o terceiro trimestre de 2017. Os módulos a serem usados no projeto de Pirapora também serão produzidos pela Flex e pela Canadian Solar, em uma fábrica em São Paulo, Brasil [1].

"A NEXTracker está muito satisfeita por poder trabalhar com a Biosar, uma empreiteira internacional que já implementou projetos de um gigawatt no mundo", disse o CEO da NEXTtracker Dan Shugar . "Graças à presença operacional e de fabricação da Flex no Brasil, a NEXTracker está bem posicionada para atender a grande e crescente demanda por nossos rastreadores de eixo único. Observamos que o financiamento dos projetos está funcionando bem no Brasil e realmente apoiando o crescimento do setor de energia renovável. Além de servir esse importante mercado, estamos muito satisfeitos por contribuir com a economia do Brasil, ao estimular a criação de novos empregos na área de energia solar".

"A extensa experiência com energia solar da NEXTracker e sua liderança no mercado tecnológico constituem fatores ideais para as implementações de energia solar no Brasil, uma país que estabeleceu metas de implementação fotovoltaica ambiciosas", disse o gerente geral da Biosar, Aris Polychronopoulos. "O NX Horizon cumpre as exigências da FINAME, o que é essencial para a agilidade do mercado de energia solar no Brasil, e além disso os recursos avançados do produto, sua qualidade e sua confiabilidade maximizam o rendimento energético e reduzem os custos de instalação e operação dos projetos de nossos clientes. A NEXTracker é a parceira perfeita, graças a sua presença local no Brasil e ao forte suporte financeiro da Flex, a corporação controladora.

O projeto Pirapora 1 é um dos maiores projetos de energia solar do Brasil e um dos poucos projetos com escala para companhias de eletricidade, que cumprem os critérios de credenciamento da FINAME do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O BNDES agiliza os projetos de financiamento que incorporam produtos que cumprem as exigências da FINAME de conteúdo e fabricação locais. Fabricado localmente, o NX Horizon™ da NEXTracker é compatível com as regras FINAME : seus materiais e componentes são fabricados e testados para garantia de qualidade nas instalações da Flex no Brasil.

Com a presença da NEXTracker no Brasil, que também se localiza no centro de fabricação da Flex em Sorocaba, São Paulo , e com a colaboração de mais de 9.000 empregados brasileiros, a empresa já está fornecendo seus avançados rastreadores solares a construtoras e EPCs em todo o país. Uma vez concluído, o projeto Pirapora 1 [2] irá gerar 391.263 MWh por ano e contribuir com a meta do Brasil de obter 23% de sua energia de fontes renováveis até 2030.

Em 2015, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), um órgão federal, dobrou sua previsão da capacidade fotovoltaica instalada [3] para 7GW até 2024, devido aos resultados das licitações iniciais para implementação de energia solar do país. O credenciamento da FINAME do BNDES encoraja as empresas a servir a região com produtos locais, o que cria mais disponibilidade e escalabilidade de peças, estoques e suporte técnico.

O projeto balanceado, a implementação, a instalação e o suporte para comissionamento da NEXTracker são ideais para a implementação de energia solar de geração distribuída em todo o mundo. Os rastreadores da empresa têm menos fundações e pontos de montagem, ajudando a mitigar os riscos geotécnicos e acelerar os cronogramas de construção dos projetos. Com mais de 5GW de sistemas de rastreadores fornecidos em todo o mundo até hoje, a tecnologia do sistema fotovoltaico da NEXTracker, aliada ao sucesso da Biosar como importante EPC, irá ajudar a acelerar a implementação da energia solar no Brasil -- e em todo o mundo. Assista esse VÍDEO para ver o NX Horizon em ação na América do Sul.

Sobre a NEXTracker

A NEXTracker , subsidiária da Flex, desenvolve as usinas energéticas do futuro, com inovações em rastreadores solares que aumentam o desempenho e reduzem custos para usinas energéticas de qualquer porte. Com a fornecedora número 1 de rastreador de eixo único no mundo, com mais de 5GW em vendas de rastreadores, a NEXTracker é conhecida mundialmente por fornecer as mais avançadas soluções fotovoltaicas para centenas de projetos, em cinco continentes. Com sede na área metropolitana de São Francisco, a empresa tem escritórios na China, Índia, América Latina e Austrália. Para mais informações, visite NEXTracker.com e siga a empresa no Twitter @NEXTracker.

Sobre a Biosar

A Biosar, empresa global de construção, oferece soluções integradas de projeto, fornecimento, construção e operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos de média e grande escala. A Biosar é afiliada do maior grupo de construção na Grécia, a Aktor, empresa internacional altamente diversificada, focada em infraestrutura, construção, indústria, MEP, EPC, contratos de concessão, administração de instalações e projetos. A capacidade total instalada da Biosar em 2016 é de um Gigawatt, o que torna a empresa um dos mais bem-sucedidos empreendimentos internacionais no setor de energia solar.

1 Canadian Solar e Flextronics são parceiras em uma fábrica de módulos de 360MW no Brasil. PV Tech, junho de 2016.

http://tinyurl.com/zo2zvzc

2 Canadian Solar e EDF são parceiras em um projeto de 191,5 MW no Brasil.

http://tinyurl.com/hdh3hss

3 O Brasil duplicou sua previsão de energia solar em 10 anos para 7GW até 2024.

http://tinyurl.com/hchcvao

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/nextracker-e-biosar-firmam-contrato-geral-de-servicos-msa----master-services-agreement-para-projetos-solares-no-brasil-300358387.html

FONTE NEXTracker