IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Premiação Canada Gairdner 2017 reconhece o Dr. Cesar Victora do Brasil como um dos sete laureados

Gairdner Foundation

28/03/2017 09h00

TORONTO, 28 de março de 2017 /PRNewswire/ -- A Fundação Gairdner tem o prazer de anunciar os laureados com o Prêmio Canada Gairdner de 2017, reconhecendo algumas das mais significativas descobertas médicas de todo o mundo. A Premiação concede honorários no valor de US$ 100.000 para cada um dos sete prêmios e será apresentada em um evento de gala em Toronto no dia 26 de outubro de 2017.

Entre os sete laureados está o Dr. Cesar Victora que está recebendo o Prêmio John Dirks Canada Gairdner de 2017 de Saúde Global. Esse prêmio especial é concedido para um avanço científico o qual causou um impacto significativo na saúde no mundo em desenvolvimento. Além do Prêmio de Saúde Global, a Fundação apresenta cinco Prêmios Canada Gairdner International para pesquisa biomédica e um Prêmio Canada Gairdner Wightman para um canadense que alcance excelência nas ciências médicas.

Dr. Cesar Victora

Professor Emérito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil

Premiado "por contribuições de destaque para saúde e nutrição materno-infantil em países com rendimentos baixos e médios, com foco especial no impacto da amamentação materna na mortalidade infantil e no impacto da nutrição nos primeiros anos de vida".     

O trabalho:

A carreira do Dr. Victora foi focada nos fatores que afetam a saúde materno-infantil em países de rendimentos baixos e médios. Ele se concentrou em três das principais áreas: de saúde e nutrição infantil, monitoramento e avaliação de programas de saúde e igualdade no setor de saúde. De volta ao Brasil, após seu doutorado, ele ajudou a estabelecer um dos estudos de coorte de nascimentos mais longos do mundo, o Programa de Coortes de Nascimentos de Pelotas de 1982, no qual 6.000 indivíduos estão sendo acompanhados até a presente data. Seus estudos ajudaram a estabelecer a influência dos primeiros 1.000 dias (desde a concepção até a idade de dois anos) nos resultados ao longo da vida, incluindo doenças crônicas e capital humano.

O impacto:

Possivelmente, a maior contribuição do Dr. Victora para a Saúde Pública foi seu trabalho nos anos 80 com o primeiro estudo mostrando a relevância da amamentação materna exclusiva para a prevenção da mortalidade infantil. Suas descobertas contribuíram para as recomendações de políticas globais da UNICEF e da Organização Mundial de Saúde para as mães amamentarem seus bebês exclusivamente durante os seus primeiros seis meses de vida. Mais recentemente, seus coortes de nascimentos de longo prazo documentaram os benefícios da amamentação materna para a inteligência, educação e receitas dos adultos, bem como as consequências de longo prazo da subnutrição nos primeiros anos de vida. Victora também fez importantes contribuições sobre como avaliar o impacto dos programas de saúde na mortalidade infantil e no estudo das desigualdades na saúde infantil.

As indicações para os Prêmios Canada Gairdner de 2018 estão abertas e o prazo final é 1 de outubro de 2017. Visite o endereço Gairdner.org para mais detalhes.

Sobre os Prêmios Canada Gairdner:

Todos os anos são concedidos sete Prêmios Canada Gairdner para homenagear os mais significativos pesquisadores nas áreas de biomedicina e saúde global. O Prêmio Internacional Canada Gairdner é concedido a cinco indivíduos por suas notáveis pesquisas biomédicas internacionais, enquanto que o Prêmio Canada Gairdner Wightman é entregue a um indivíduo líder na medicina canadense. O Prêmio John Dirks Canada Gairdner de Saúde Global reconhece a contribuição para a saúde no mundo em desenvolvimento. Esses sete prêmios tanto distinguem o Canadá como um país líder na ciência e promove o perfil da ciência no Canadá. Eles são os únicos prêmios de ciência do Canadá que são mundialmente conhecidos e respeitados internacionalmente. Todos os laureados são escolhidos através de um comitê internacional de julgamento e todas as escolhas são consideradas definitivas.

Para mais informações: Sommer Wedlock, Vice-Presidente e Diretora de Comunicações, Gairdner Foundation, sommer@gairdner.org , Escritório: 416-596-9996 ramal 202, Celular: 647-293-6785

FONTE Gairdner Foundation