Bolsas

Câmbio

Entenda o que é o IPC-Fipe

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura de São Paulo, com o nome de Índice Ponderado do Custo de Vida da Classe Operária na cidade de São Paulo.

Em 1968, a responsabilidade do cálculo passou para o Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e, posteriormente, em 1973, com a criação da Fipe, para esta instituição. O nome atual do índice foi adotado em 1972. Ele mede a inflação na cidade de São Paulo.

Como é calculado o IPC-Fipe?

O IPC-FIPE é calculado medindo-se o mês cheio, de 1 a 30 ou 31, e de maneira quadrissemanal. O sistema de cálculo da variação quadrissemanal do IPC-Fipe abrange um período de oito semanas de coleta. Em cada quadrissemana, as variações são obtidas dividindo-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) pelos preços médios das quatro semanas anteriores a elas (base).

Para o cálculo da nova taxa, incluem-se os preços da última semana e descartam-se os valores da semana mais antiga. Por exemplo, na primeira quadrissemana de agosto, o período de referência (as quatro últimas semanas), vai de 8 de julho a 7 de agosto. Já o período das quatro semanas anteriores a estas (base) vai de 8 de junho a 7 de julho. O resultado da primeira quadrissemana de agosto é obtido divindo-se os preços médios do período de 8 de julho a 7 de agosto pelos de 8 de junho a 7 de julho.

Na segunda quadrissemana de agosto, a referência é o período que vai de 16 de julho a 15 de agosto. Ou seja, a primeira semana de julho foi retirada e a segunda de agosto, acrescentada, mantendo-se um total de 8 semanas.

São consideradas as variações de preços de produtos e serviços definidos pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), que indica o que cada família gasta em média e quais itens são de maior relevância. Além disso, uma POF também tem como finalidade incorporar produtos e serviços novos.

Sete grupos de análise são utilizados pela Fipe: habitação, alimentação, transportes, despesas pessoais (com itens como fumo, bebidas, recreação e artigos de higiene e beleza), saúde, vestuário e educação.

O IPC-Fipe mede a inflação para que parcela da população?

O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 10 salários mínimos, residentes na cidade de São Paulo.

Para que é usado o IPC-Fipe?

O IPC-Fipe é utilizado como indexador formal para contratos da Prefeitura de São Paulo, conforme Decreto nº 53.841 publicado em 19 de abril de 2013.

Fonte: Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

Saiba mais sobre outros índices de inflação

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos