Bolsas

Câmbio

Conflitos sobre leis do comércio mundial preocupam países, diz jornal

Da Redação

Em São Paulo

O jornal britânico "Financial Times" diz que está crescendo o temor sobre as regras que regulamentam o comércio mundial (leia o texto traduzido, exclusivo para assinantes do UOL).

Os tratados e tribunais que regulam o investimento internacional tornaram-se mais poderosos e mais controversos à medida que o comércio global passou a dizer menos respeito ao fluxo de mercadorias através de fronteiras para referir-se mais a multinacionais que se instalam no exterior.

De acordo com a reportagem, a preocupação está aumentando não só entre os candidatos presidenciais nas eleições dos EUA, mas também entre os governos de mercados emergentes e agentes de campanhas de desenvolvimento.

Existem atualmente quase 3.000 tratados de investimentos bilaterais entre países de todo o mundo, elaborados para proteger companhias de capital estrangeiro de discriminação, nacionalização arbitrária ou outros tratamentos injustos pelo governo do país anfitrião.

Segundo o jornal, o Brasil, o maior receptor de investimento estrangeiro direto da América Latina, tradicionalmente suspeita de tratados de investimentos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos