Bolsas

Câmbio

Veja como iniciar a declaração do Imposto de Renda

Sophia Camargo

O download dos programas para declarar e enviar o documento à Receita Federal pode ser feito aqui no UOL.

O contribuinte deve optar pela versão do programa conforme o sistema operacional de seu computador (pode ser Windows, Macintosh, Linux ou Solaris). Não pode se esquecer ainda de baixar o programa ReceitaNet, pelo qual a declaração será enviada.

Após instalar o programa de declaração no computador, a tela que surge tem vários itens na barra do alto, que permitem criar uma declaração, navegar entre as diferentes fichas para preenchimento, entre outras funções.

Veja abaixo os comandos disponíveis (clique em cima das imagens para ampliá-las e enxergar melhor os detalhes):

Arte UOL

Para começar, abra uma nova declaração, clicando no primeiro ícone à esquerda da barra:

Arte UOL

Ao clicar no ícone "nova declaração", aparecerá a seguinte tela:

Arte UOL

Se o contribuinte desejar importar as informações da declaração anterior, deverá certificar-se de que os dados estão no computador ou armazenados em disquete, CD ou pendrive. Nesse caso, deverá clicar em "sim". Se não desejar importar os dados, clique em "não".

A seguir, deverá informar nome completo e CPF.

Arte UOL

Na próxima janela, o contribuinte deverá optar pela declaração simplificada (que oferece desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis, limitado a R$ 11.669,72).

Essa declaração costuma ser mais vantajosa para quem tem poucas deduções com educação, dependentes, despesas médicas e Previdência, por exemplo.

Se está na dúvida, opte pelo modelo completo e, ao final da declaração, faça a conversão para o modelo simplificado, verificando em qual situação terá mais imposto a restituir ou menos a pagar.

Arte UOL

Volte para a lista com todas as dicas

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos