Banco central dos EUA reduz taxa básica de juros de 2,25% ao ano para 2%

Da Redação

Em São Paulo

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduziu nesta quarta-feira sua taxa básica de juros de 2,25% ao ano para 2%, conforme o previsto por grande parte dos analistas de mercado.

A instituição afirmou, em comunicado, que "informações recentes mostram que a atividade econômica continua fraca". O Departamento de Comércio dos EUA divulgou nesta quarta-feira pesquisa mostrando que a economia americana cresceu pouco no primeiro trimestre de 2008, a uma taxa anual de apenas 0,6%.

"Os mercados financeiros permanecem ainda sob considerável tensão, e o aperto das condições de crédito e o aprofundamento da contração no setor de imóveis vão provavelmente pesar no crescimento econômico dos próximos trimestres", afirma o comunicado.

Foi a sétima redução na taxa de juro desde que o banco central americano iniciou sua luta contra o aperto no crédito e a possibilidade de recessão econômica nos EUA em setembro do ano passado. Naquela ocasião, o custo do dinheiro estava em 5,25%.

A decisão de reduzir em 0,25 ponto a taxa de juros teve oito votos da diretoria, incluindo o do presidente do Fed, Ben Bernanke, e do vice-presidente, Timothy F. Geithner. Dois membros votaram por manter a taxa em 2,25% ao ano.

Incerteza sobre inflação
A autoridade monetária americana mostrou preocupação com a inflação, particularmente com os preços de matérias-primas. "Incertezas sobre as perspectivas de inflação permanecem altas", diz a instituição, em nota.

"Apesar de leituras do núcleo da inflação terem melhorado um tanto, os preços de energia e outras commodities aumentaram, e indicadores de expectativas de inflação subiram em meses recentes."

Por outro lado, o Fed disse também que espera "que a inflação modere-se nos próximos trimestres, refletindo uma estabilização projetada dos preços de energia e outras commodities e uma amenização das pressões utilização de recursos".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos