Bolsas

Câmbio

Inflação deve fechar 2008 acima da meta, avalia economista

Da Redação
Em São Paulo

O IPCA (Índice de Preços Amplos ao Consumidor) ficou acima dos 5% em um período de 12 meses. Os alimentos foram responsáveis por metade da inflação registrada em abril, que ficou em 0,55%. O pão francês teve alta de mais de 7%, enquanto a cebola subiu 15,87%. Para Marcela Prada, economista da Tendências Consultoria, a alta no preço dos alimentos deve continuar pressionando a inflação nos próximos meses.

"Isso [alta no preço dos alimentos] acontece não só no Brasil, mas em todo o mundo. A pressão deve demorar um pouco para se dissipar. O índice de maio também deve vir pressionado pela alta nos preços dos alimentos", disse.

Para a economista, será difícil a inflação no Brasil, em 2008, atingir o centro da meta. "Nossa projeção está em 4,8% e nós devemos revisar para cima nos próximos dias, mas a inflação deve ficar dentro do intervalo de tolerância que é de dois pontos para cima ou para baixo", afirmou.

Com isso, segundo a economista, será difícil o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, reduzir a taxa de juros nas próximas reuniões. "A taxa de juros deve aumentar nos próximos meses", disse.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos