Preço do frango pode ficar até 15% mais barato no supermercado, diz associação

Da Agência Brasil

O brasileiro deve ter um Natal com mais carnes de aves à mesa, segundo informações da Agência Brasil, vinculada ao governo federal.

De acordo com o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Antonio Mendes, o preço da carne de frango deve sofrer redução entre 10% e 15% nos supermercados.

Felicidade para os consumidores, tristeza para os produtores. A queda no valor do frango será causada, principalmente, pela redução nas exportações.

Grandes importadores do frango brasileiro, como Venezuela, Japão e Rússia, diminuíram suas compras por conta da crise mundial. Cerca de 40% das carnes de aves produzidas aqui são vendidas para outros países.

"É uma faca de dois gumes. O consumidor, evidentemente, gostaria de ter um frango barato, a menos de um real, mas isso seria insustentável. Então, tem que haver um equilíbrio para que a população continue tendo frango barato, mas também que não seja de graça", comentou Mendes.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), Francisco Turra, disse que, em novembro, as exportações atingiram 220 mil toneladas, bem abaixo da espectativa inicial, de 330 mil toneladas. Ele previu que a queda deve se repetir este mês.

O setor acredita que, apesar da crise, que já fez com que as previsões sejam de um "complicado" primeiro semestre em 2009, deve haver crescimento no próximo ano.

"Sem a crise, poderíamos crescer 15%, mas ainda somos otimistas, em boa parte, pela entrada de novos mercados, como a China Continental. Também vamos concentrar esforços para entrar em países como Índia, Indonésia, Malásia, México e Nigéria", disse Turra.

Nesta semana, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, chefia uma missão em Pequim, na China, que pode acertar facilidades para a exportação de carnes brasileiras para aquele país.

O Brasil deverá mandar para o exterior, até o fim do ano, 3,6 milhões de toneladas de carnes de frango, confirmando sua posição de maior exportador mundial.


Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos