Bolsas

Câmbio

Produção agrícola deve cair 5,9%, mas área cultivada vai crescer, diz IBGE

Da Redação
Em São Paulo

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2009 deve sofrer uma redução de 5,9% em relação à projeção da produção de 2008, mesmo com um aumento de 0,8% na área cultivada. A previsão está em relatório divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O relatório estima que a produção agrícola deste atinja 137,3 milhões de toneladas colhidas em 47,6 milhões de hectares.


Entre os produtos investigados pelo IBGE, a estimativa é de que o algodão em caroço sofra uma forte queda neste ano. A diminuição de 15,1% na produção em relação ao dado de 2008 deve decorrer principalmente por conta da diminuição da área plantada. Altos custos de produção, dificuldades para encontrar financiamento e baixas cotações da pluma ajudam a puxar o número para baixo.

O instituto espera altas no total de toneladas produzidas do arroz em arroz em casca (0,5%), cebola (3,9%), feijão em grão de primeira safra (13,9%) e mandioca (0,7%). Quedas devem ocorrer quedas na produção de algodão herbáceo em caroço (15,1%), amendoim em casca de primeira safra (7,0%), batata-inglesa de primeira safra (9,8%), café em grão (16,2%), fumo em folha (4,3%), milho em grão de primeira safra (11,9%) e soja em grão (1,9%).

Apesar da redução na produção, a soja deverá ganhar mais 0,4% de área de plantio, diminuindo a eficiência das plantações.

Também segundo o levantamento, a produção de 2008 foi da ordem de 145,8 milhões de toneladas, superando em 9,5% o resultado de 2007. A área cultivada ocupou 47,2 milhões de hectares, número superior ao dado do ano anterior em 4,1%.

As culturas que ocuparam as maiores áreas foram a soja, o milho e o arroz. O Sul foi a região que forneceu mais produtos em toneladas.

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É só deixar seu e-mail e pronto!

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos