Bolsas

Câmbio

Agroindústria encolhe 3,1% no último trimestre, mas acumula alta no ano

Da Redação

Em São Paulo

(Texto atualizado às 9h39)

A agroindústria brasileira encolheu 3,1% nos últimos três meses do ano passado, invertendo sua trajetória de crescimento verificada nos três primeiros trimestres do ano. Com isso, o setor acumulou, ao longo de 2008, uma expansão de apenas 1,8%, depois de ter crescido 5% no ano anterior.

Já a safra de grãos, particularmente, teve forte expansão de 9,5% em 2008 e bateu recorde ao atingir um total de 145,8 milhões de toneladas. Em 2007, a produção havia ficado em 133,1 milhões de toneladas. A soja, o milho e o arroz representaram 90% da safra total no ano passado. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Agroindústria
A instituição avalia que a redução da produção no último trimestre resulta da "alteração no cenário econômico mundial, levou a uma menor demanda pelos principais produtos agropecuários exportados".

Já no período de janeiro a setembro, "o desempenho positivo da agroindústria foi impulsionado pelo crescimento da safra, o aumento do consumo no mercado interno, por conta da expansão na renda familiar e o avanço nas exportações de alguns produtos", afirma o IBGE, em nota.

Os números mostram, no entanto, que mesmo antes da intensificação da crise financeira mundial, em setembro, a produção já vinha se desacelerando. O crescimento foi de 6,1% no primeiro trimestre, 2,6% no segundo e 2,4% no terceiro.

Segundo o IBGE, "a expansão dos setores associados à agricultura (0,8%), de maior peso na agroindústria, ficou abaixo da observada em relação aos setores vinculados à pecuária (1,6%)".

O grupo "inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário" teve forte crescimento de 20,5%, "impulsionado, principalmente, pelo aumento da produção de soja, de cana-de-açúcar e de milho, lavouras intensivas no uso destes insumos". No entanto, "o segmento de madeira recuou 27,7%, influenciado pela queda nas exportações", diz a nota do IBGE.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos