Bolsas

Câmbio

Dilma aposta na exploração e produção de petróleo para superar a crise

Ivan Richard

Da Agência Brasil

Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou hoje (11) que a queda de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2008 foi muito acentuada. No entanto, assinalou, o sistema financeiro do país se mostrou forte. Ela acredita que a exploração e a produção de petróleo e de seus derivados poderão dar importante contribuição para o Brasil vencer a crise.

"Temos um sistema financeiro forte", destacou a ministra durante reunião com deputados da bancada do Nordeste na Câmara. Após falar sobre as condições sociais da região e sobre seus indicadores econômicos, a ministra disse que o Brasil precisa aproveitar o momento para deixar de ser importador e se tornar exportador de petróleo, explorando o potencial da camada pré-sal. De acordo com ela, o país deve investir na exportação de derivados de petróleo, como o diesel, que têm maior valor agregado.

Dilma enfatizou também que a indústria naval brasileira tem apresentado bons resultados, apesar da redução mundial da demanda por petróleo provocada pela crise econômica. "A nossa indústria naval está bombando. Temos para onde vender e como produzir", disse a ministra.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos