Inflação sobe e fica em 0,55% em fevereiro, maior patamar desde junho

Da Redação

Em São Paulo

(Texto atualizado às 11h16)

A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA, subiu em fevereiro e ficou em 0,55%, acima do 0,48% registrado em janeiro, no maior patamar desde junho do ano passado, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (veja gráfico ao final do texto).

O número de fevereiro ficou próximo do esperado por especialistas. Em pesquisa realizada pela agência de informações Reuters, analistas previam uma inflação entre 0,5% e 0,65% no mês.


No acumulado do ano, a inflação foi de 1,03%; nos últimos 12 meses, 5,9%. Em fevereiro do ano passado, a alta dos preços havia sido de 0,49%.

As mensalidades escolares foram o item que mais contribuiu para a inflação de fevereiro. Os preços no grupo "educação" subiram 4,77% no mês. As mensalidades dos cursos de ensino formal avançaram 5,64%, enquanto nos demais cursos (idiomas, informática etc.) a alta foi de 5,88%.

O aumento da inflação em fevereiro não preocupa economistas, pois é uma tendência típica desse momento do ano. As mensalidades e os materiais escolares costumam ser reajustados no início de cada ano letivo. Outros índices de inflação já captaram essa pressão em janeiro, mas a metodologia do IPCA faz com que o impacto entre no indicador apenas em fevereiro.

O IPCA é o indicador oficial de preços do país, usado pelo governo para definir suas metas de inflação. Para 2009, o objetivo é que o índice marque alta de 4,5% nos preços, sendo tolerados até dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados sobre fevereiro devem ser observados de perto pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que nesta quarta-feira define a taxa básica de juros até 29 de abril.

A taxa está atualmente em 12,75% ao ano. Analistas ouvidos pela Reuters prevêm, em sua maioria, que o BC faça um corte de 1,5 ponto, para 11,25% ao ano.

(Com informações da Reuters)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos