Anúncio de plano habitacional faz ações do setor subirem na Bovespa

Da Redação

Em São Paulo

(Texto atualizado à 15h12)

O anúncio do plano habitacional do governo federal faz subir nesta quarta-feira ações de empresas ligadas a imóveis e construção civil.

Por volta das 15h10, enquanto o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) subia 0,18%, os papéis da Rossi avançavam 2,78%. Cyrela subia 1,27%, Gafisa, 0,09%l Inpar, 258%, Klabin Segall, 075%, MRV, 1,28% e Tecnisa, 2,66%.


Já antes do lançamento do pacote, as ações do setor vinham se beneficiando da expectativa. Elas vinham num movimento de fortes perdas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desde o segundo semestre do ano passado, mas inverteram o sentido nas últimas semanas.

Os investidores foram influenciados por declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anteriores ao anúncio oficial do plano. Em 11 de fevereiro, Lula adiantou que o programa contemplaria a construção de 1 milhão de moradias no país até 2010.

"Desde que o Lula começou a falar em construir 1 milhão de casas, os investidores já foram avaliando quais empresas poderiam se beneficiar", afirma Vieira.

Até então, predominava o movimento de queda. O valor de mercado das empresas acumulava uma queda de 60% desde janeiro do ano passado (veja gráfico abaixo).


"Os lançamentos de imóveis caíram (no ano passado). As pessoas, com medo de perder o emprego, tendem a adiar a compra da casa própria", afirma Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora Souza Barros.

O valor de mercado de 33 empresas do setor imobiliário e de construção que têm ações na Bolsa aumentou 13% em março até essa segunda-feira, 23, segundo dados compilados pela consultoria Economatica. No mesmo período, o Ibovespa, índice de referência das ações brasileiras, avançou 5%.

As ações de algumas empresas do ramo imobiliário chegaram a cair 90% desde 31 de janeiro do ano passado até a última terça-feira (23), como a BR Brokers e a Abyara. No período, o Ibovespa recuou 28,7%.

De 33 companhias analisadas pela consultoria Economatica, dez acumularam, no mesmo intervalo, uma queda de mais de 80%, e apenas quatro tiveram desempenho melhor que o Ibovespa: Lix da Cunha (alta de 6,5%), Multiplan (queda de 17,5%), BR Malls (recuo de 21%) e Mendes Jr. (perda de 22,8%).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos