Bolsas

Câmbio

Obama promete novo pacote para a indústria automobilística

Da Redação

Sem dar uma data específica, o presidente norte-americano Barack Obama prometeu "para os próximos dias" o anúncio de um pacote de auxílio e recuperação da indústria automotiva dos EUA. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (26) durante entrevista coletiva do presidente feita exclusivamente com perguntas feitas por eleitores.

Ao responder o questionamento de uma eleitora de Maryland, Obama destacou a importância da indústria automobilística como geradora de empregos diretos e indiretos, e foi enfático ao dizer que é preciso preservar o setor. Contudo, lembrou que um dos seus deveres é proteger os contribuintes, uma insinuação que sugere um pacote menos generoso do que os anunciados anteriormente pela atual administração.

Obama lembrou que o número de carros vendidos nos EUA caiu de um patamar de 40 milhões de unidades por ano para aproximadamente 9 milhões/ano. "O modelo atual não se sustenta. Todos vão ter de ceder um pouco. Acionistas, funcionários, fornecedores." Ao explicar a situação das empresas do setor, Obama usou mais de uma vez a palavra "reestruturação".

A oposição acusa Obama de aumentar o déficit orçamentário dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que dá quantias milionárias para ajudar na recuperação dos setores mais afetados pela crise econômica. Em escândalo recente, a imprensa americana noticiou que até US$ 218 milhões do dinheiro para auxiliar as finanças da seguradora AIG seriam destinados ao pagamento de bônus para diretores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos