Bolsas

Câmbio

Azul supera Webjet e vira 3ª maior empresa aérea do Brasil

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A Azul, companhia aérea de baixo custo que fez seu primeiro voo em dezembro passado, superou em maio a participação de mercado da Webjet e tornou-se a terceira maior empresa do ramo no país, apontaram dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento, a Azul, empresa de David Neeleman, dono da Jet Blue, viu sua fatia de mercado subir dos 3,62% de abril para 4,16% no mês passado. Os resultados da Webjet melhoraram menos, passando de 3,7% em abril para 3,99% em maio.

Somando os resultados entre janeiro e maio, no entanto, a Webjet segue com maior fatia de mercado: são 3,95% contra 2,49% da Azul.

Os dados da Anac também indicam forte queda na participação de mercado da líder TAM em maio, recuando de 49,2% para 44,9% entre abril e maio. A Gol/Varig, segunda maior empresa do setor no Brasil, viu sua fatia avançar de 38,77% em abril para 42,02% em maio.

No ano, a participação da TAM é de 48,56% contra 40,33% da Gol/Varig.

A Azul opera em 13 cidades brasileiras, mas não tem vagas para pousos nos dois principais aeroportos paulistas -Congonhas e Cumbica. Isso faz de Viracopos, em Campinas, a 100 km da capital, o seu centro de atendimento para o maior mercado do Brasil.

Para suprir a distância, a companhia aérea oferece ônibus gratuitos na capital paulista para o trajeto de 1h30 até o aeroporto campineiro.

A Azul usa E-Jets da fabricante de aviões Embraer e espera contar com 14 deles até o fim do ano -em janeiro eram nove. O planejamento de frota da companhia prevê a entrega de novas aeronaves ao longo de três anos, chegando a 42 unidades no final de 2011 e 78 ao final de 2013.

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É só deixar seu e-mail e pronto!

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos