Bolsas

Câmbio

Oposição quer explicações do governo sobre retenção das restituições do IR

Claudia Andrade

Do UOL Notícias

Em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), protocolou nesta quinta-feira (8) um requerimento convidando o ministro Guido Mantega (Fazenda) para prestar esclarecimentos sobre o atraso no pagamento das restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas.

A oposição também quer ouvir o secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo. Eles devem prestar esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em data a ser marcada.

"Quero ter duas respostas apenas. Como o governo não sabe adequar o sistema de gastos à arrecadação? E se essa é uma medida pontual, ou a primeira de uma série de calotes", disse o líder tucano.

A justificativa do requerimento diz que o atraso nos pagamentos descumpre o que "seria uma praxe, ou seja, pagar no mesmo ano todos os lotes de restituição daqueles contribuintes que não caíram na malha fina".

Ainda segundo o requerimento, a presença do ministro e do secretário no Senado é necessária para "discutir possíveis prejuízos para o contribuinte".

Nesta quinta, o ministro Guido Mantega confirmou que a Receita Federal está demorando para liberar as restituições por causa da queda na arrecadação do governo. Ele disse ainda que o contribuinte não será prejudicado, porque o valor é corrigido pela Selic.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos