Bolsas

Câmbio

Economia do Brasil deve crescer até 10% no trimestre, diz Mantega

Maurício Savarese

Do UOL Notícias, em São Paulo

(Texto atualizado às 18h)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que a economia brasileira deve ter expansão entre 8% e 10% no terceiro trimestre e que o crescimento no ano ficará entre 4% e 5%.

O ministro fez a estimativa durante o segundo fórum empresarial Itália-Brasil, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Segundo Mantega, o real está "sobrevalorizado" em relação às principais moedas e que isso justifica o início da cobrança de IOF sobre entrada de capital estrangeiro.

"O real, na comparação com o euro, está sobrevalorizado em 23%. Só essa diferença já anula qualquer prejuízo dos empresários italianos no comércio com o Brasil", disse Mantega durante discurso no fórum empresarial.

Sem citar números, o ministro afirmou que a balança comercial do Brasil com a Itália está negativa em 2009 por conta dessa sobrevalorização.

Mantega disse também que o Brasil não quer "exagero de aplicações" em meio à superação da crise econômica global, motivo pelo qual o governo foi levado a instituir a medida. "Não haverá bolhas na Bolsa nem excesso de valorização da moeda brasileira", afirmou no evento, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de São Paulo, José Serra.

Em seu discurso, Serra afirmou, sem dar mais detalhes, que concordou com "95%" das declarações de Mantega –que exaltou o momento da economia brasileira e instigou os empresários italianos a injetar mais recursos no país. O fluxo comercial entre Brasil e Itália é de cerca de US$ 14 bilhões anuais.

Lula, por sua vez, brincou com o governador e possível candidato do PSDB à Presidência da República em 2010. "Vou tentar não falar nada de macroeconomia, porque o Serra discordou 5% do Guido e ele pode querer discordar um pouco mais de mim. Aí vamos criar uma inimizade à toa", afirmou.

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É só deixar seu e-mail e pronto!

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos