Bolsas

Câmbio

Apesar de problemas, Fazenda recebe 1 milhão de pagamentos do IPVA

Da Redação, em São Paulo

Apesar dos problemas enfrentados pelos proprietários de veículos de São Paulo com placa final 2, até as 16h30 desta segunda-feira haviam sido realizados um total de 1 milhão de pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no sistema bancário.

Os contribuintes tiveram problemas para realizar o pagamento do IPVA  pela internet na tarde de hoje.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o sistema do IPVA/2010 online, da Secretaria da Fazenda de São Paulo, apresentou problemas de conexão com os sistemas de pagamentos dos bancos. Com isso, segundo a entidade, a rede bancária teve de acionar seus sistemas de contingência para que o atendimento aos contribuintes não fosse prejudicado.

Em nota, a Prodesp, afirmou que o problema ocorreu em razão de concentração de pagamentos em alguns períodos do dia. Os picos de demanda -que são "imprevisíveis", segundo a entidade- provocaram maior tempo de resposta dos servidores da Prodesp e espera para a geração de comprovante de pagamento nos guichês e terminais de auto-atendimento.

Em situações como essa, em que há dificuldades na operação do sistema on-line, as instituições bancárias estão autorizadas a utilizar sistema de contingência, possibilitando o recolhimento do IPVA mesmo que ocorra instabilidade na comunicação entre seus sistemas operacionais e os da Secretaria da Fazenda, operados pela Prodesp.

Prazos

Vence hoje o prazo para o recolhimento da taxa para os veículos com final de placa 2. O prazo é para o pagamento à vista em cota única com desconto de 3% ou para o recolhimento da primeira parcela. Na terça-feira (12/01) vence o prazo do pagamento para os veículos com final de placa 3. O calendário vai até o dia 21, quando termina o prazo de pagamento para os carros com final de placa 0.

O contribuinte que não conseguiu efetuar o pagamento com o desconto de 3% poderá fazê-lo até o dia 21/01 e garantir o benefício, de acordo com nota divulgada pela Prodesp. Para isso, basta antecipar o licenciamento do veículo, quitando o IPVA e os demais débitos, como seguro obrigatório DPVAT, taxa para emissão do documento de licenciamento e multas. O proprietário do veículo poderá também efetuar o pagamento integral do imposto no mês de fevereiro, sem o desconto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos