Bolsas

Câmbio

Procura por crédito cai 1,2% em 2009 por causa da crise, diz Serasa

Da Redação, em São Paulo

A procura por crédito no Brasil caiu 1,2% em 2009, em relação a 2008, por causa dos desdobramentos da crise financeira, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Serasa.

 

O órgão explica que no segundo semestre do ano passado, houve um crescimento de 4,5% na quantidade de pessoas que buscaram empréstimos junto aos bancos e financeiras, contudo, este aumento não foi suficiente para compensar a queda de 6,8% observada no primeiro semestre.

A Serasa informa que a procura por crédito em dezembro de 2009 cresceu 1,6% sobre novembro, o segundo avanço mensal consecutivo. Em relação a dezembro de 2008, houve alta de 11,1%, mas a base de comparação é muito fraca já que a crise começou a ter seus efeitos na economia brasileiro no último trimestre do ano retrasado.

Segundo a pesquisa, o que determinou a queda de 1,2% na procura por crédito do ano passado foi a classe de rendimento mensal de até R$ 500, que registrou demanda por empréstimos 10,4% menor no período.

"Tal comportamento deve-se ao fato que, em geral, os consumidores de mais baixa renda, não costumam possuir reservas (ativos) que possam servir de amortecedores em momentos de crise. Assim, por serem mais vulneráveis, acabam por se retrair de maneira mais intensa, ao consumo financiado, face às maiores incertezas quanto ao seu fluxo de renda futura", diz a Serasa.

Já aqueles que possuem renda mensal superior a R$ 10 mil tiveram o melhor desempenho em procura por crédito no ano passado com a elevação de 1,3% sobre 2008.

De acordo com as regiões pesquisadas, a Serasa afirma que no Norte e Nordeste, por concentrarem mais pessoas de baixa renda, terminaram o ano passado com as maiores quedas na procura por crédito: de 2% e 2,2%, respectivamente.

Já a região Centro-oeste foi a única que teve aumento na demanda por empréstimos no ano passado, com alta de 0,6%.
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos