Bolsas

Câmbio

Usiminas e UFRJ fazem parceria para pesquisar o pré-sal

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - À procura de um processo mais qualificado para exploração do petróleo na camada pré-sal, a Usiminas e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Pesquisa e Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram nesta quinta-feira (11) convênio de cooperação científica e tecnológica, no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão. O primeiro projeto vai realizar um estudo visando a melhor aplicação siderúrgica na exploração de petróleo em águas profundas.

A Usiminas investirá R$ 28,9 milhões ao longo de 2010 na implantação de um centro de pesquisa siderúrgica no parque tecnológico da Cidade Universitária, e os testes serão realizados no laboratório de ensaios não destrutivos, corrosão e soldagem da UFRJ, um dos mais modernos do mundo. As pesquisas e os testes sobre o aço e o suporte para os problemas de corrosão vão ser feitos em conjunto com o Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cempes).

"A empresa tem o foco de produzir um produto de alto valor agregado e, para produzirmos um aço com alto valor agregado, temos que embutir tecnologia. Estamos unindo o conhecimento que desenvolvemos no nosso centro de pesquisas com o conhecimento das universidades. E a Coppe se destaca como centro de excelência em termos de Brasil, e eu diria de mundo", afirmou o vice-presidente da Usiminas, Sérgio Leite. A Usiminas tem o objetivo de capacitar profissionais junto com a UFRJ.

O diretor dp Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, reforçou que é fundamental a relação entre as empresas e universidades. "Essa volta da Usiminas, com a instalação de pesquisa no Fundão, é muito oportuna e o Coppe está bastante entusiasmado", afirmou.

Leite também destacou que a Usiminas está dialogando com o governo do Estado do Rio de Janeiro, no sentido de desenvolver o uso de aço na construção civil. Para ele, "o Brasil tem um déficit de moradia de 8 milhões de casas, e a Usiminas pode dar uma contribuição grande e rápida, evitando o desperdício de material e gerando emprego."

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos