Bolsas

Câmbio

Número de falências em julho é o menor para o mês em cinco anos, diz Serasa

Marli Moreira, da Agência Brasil

O número de falências decretadas no país chegou a 53 em julho, uma queda de 20,9% na comparação com o total registrado em igual período do ano passado (67). Os pedidos de falência somaram 177, com redução de 13,1% em relação a julho de 2009, quando foram feitos 216 requerimentos.

O volume de ações no mês passado e o total de falências decretadas são os menores para o período desde 2005, quando entrou em vigor a nova Lei de Falências, de acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian.

Na comparação com junho deste ano, no entanto, o total de pedidos de falência cresceu 18,8% em julho.

Micro e pequenas empresas lideram a lista de pedidos, com 112. Em seguida vêm as médias, com 36 requerimentos e as de grande porte, com 29. Em relação ao total de falências decretadas, as micro e pequenas empresas também estão no topo, com 50 pedidos acatados pela Justiça. Dois foram de estabelecimentos de médio porte e apenas um foi de grande empresa.

Para os analistas da Serasa Experian, esse desempenho reflete o melhor momento econômico vivido pelo país desde julho do ano passado, quando, segundo eles, teve início o processo de recuperação dos efeitos da crise financeira internacional.

A entidade lembra que ainda existem empresas em dificuldades, em função de problemas setoriais como exportadoras de produtos cotados no mercado internacional e que tiveram baixas de preços por queda de demanda no mercado externo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos