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Centenário do América (Coelho) ajuda a vender ovos de Páscoa em MG

Izabela Ferreira Alves

Do UOL, em São Paulo

05/04/2012 07h00

Neste mês de abril, o América, time de futebol mineiro cujo mascote é um coelho, faz cem anos. Para a Qoy Chocolate Experience, fábrica mineira de chocolates e franquia de lojas, o mês de abril, no período de Páscoa, é um dos mais importantes do ano para ampliar a venda dos doces.

Uma parceria entre o clube e a empresa conseguiu unir duas comemorações em uma só ação. A fábrica tem a chance de oferecer a seus clientes o ovo de Páscoa personalizado do clube para ganhar mercado e concorrer com as grandes marcas. E os torcedores, um motivo para adocicar a festa do centenário do Coelho.

Nas lojas da Qoy, em Belo Horizonte, há gôndolas decoradas especialmente para se expor os ovos de chocolate e caixas personalizados com os motivos e cores do América. A ideia da campanha como um todo foi desenvolvida em conjunto entre o time e a chocolateria. "Chocolate e futebol: melhor comemoração não há”, afirma a sócia-diretora da Qoy, Flávia Falci.

"Todos saem ganhando. Para a Qoy é interessante ter um produto diferenciado nessa época. Para o time, é um prazer poder presentear o público com os coelhinhos de chocolate nas ações de rua e ainda ter um ovo de Páscoa exclusivo, para os torcedores", diz Marco Zucheratto, da Ace Esportes e Eventos, empresa contratada para viabilizar a parceria.

Iniciativas criativas ganham força com parcerias entre setores

Parcerias entre setores diferentes podem ajudar os empreendedores a bancar iniciativas criativas em dias pouco ou muito explorados pelo calendário comercial. No entanto, nem todos os empresários conseguem enxergar esse tipo de oportunidade.

José do Carmo Vieira, consultor de marketing do Sebrae Bauru, serviço de apoio à pequena empresa, lamenta o fato de a grande maioria dos comerciantes não negociar com a indústria ações de marketing em seus estabelecimentos -- peças publicitárias e material de comunicação como panfletos, brindes e degustações -- nem preços mais baratos nas datas que desejam trabalhar.

O ramo cultural também pode ser envolvido nas iniciativas. São sempre bem-vindas as permutas de produtos ou serviços em troca de ingressos de cinema ou peças de teatro para presentear os clientes. E esses mimos ganham mais significado quando entregues em datas marcantes.

"O varejo deve levar as ideias aos outros elos da cadeia e buscar agregar parcerias também com os prestadores de serviços, relacionados ou não aos produtos que comercializa."

Setor de serviços também pode realizar ações conjuntas

E não só o varejo pode criar essas oportunidades. Quem presta serviços também pode alinhar estratégias com a indústria. Muitas vezes, os produtos não são vendidos pelos prestadores de serviços, mas eles o utilizam para executar suas atividades.

"Um centro automotivo pode fechar um acordo com o produtor dos óleos usados na loja ou com uma fábrica de pneus para, em uma ocasião especial, oferecê-los a um preço menor."

A ação pode ser uma homenagem ao aniversário do comprador e, nesse caso, um forte aliado dos empreendedores é o banco de dados atualizado dos fregueses. São essas informações que vão permitir ao empresário descobrir esse e outros dias especiais, para cada um de seus clientes.

"Isso é investir em marketing direto. O que vale não é o volume, mas a qualidade da comunicação. Dar um brinde ou apenas cumprimentar a pessoa no dia da sua profissão ou na data de seu aniversário de casamento não tem preço, cria relacionamento."

  • Qoy Chocolates se preparou para apresentar ao cliente a promoção em parceria com o time

O mês de aniversário da própria marca é também um ótimo pretexto para caprichar na decoração ou buscar um artigo diferente para fazer o lançamento em parceria com o fabricante. Para trabalhar o preço, o consultor do Sebrae destaca que não é preciso mudar o valor das mercadorias ou serviços.

"É mais interessante mostrar ao cliente uma melhor relação custo benefício. Se ele ganhar um cupom que lhe dará um desconto na próxima compra, já está sendo beneficiado e a ação é 'ganha-ganha', porque o consumidor terá de voltar."

O cupom que vale checagens gratuitas ou garantias estendidas, ambos em homenagem a uma determinada data, também são boas sugestões. Dessa forma, o empresário condiciona o retorno do consumidor.  Estimular esse movimento é fundamental para prestadores de serviços, porque eles não têm nas mãos o trunfo da fidelidade ao produto.

Para qualquer segmento, Vieira frisa a importância de se preparar os funcionários para essas ações. "Se o objetivo é aumentar o fluxo de clientes e de vendas, todos os envolvidos devem estar alinhados à meta. Na indústria, a linha de produção precisa ter condições de atender ao aumento dos pedidos previsto. Equipes do comércio e serviços têm de compreender qual o diferencial da iniciativa, estarem bem informados e, principalmente, dispostos a encantar o cliente."