IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fox briga com empresários colombianos pelos direitos da cerveja dos Simpsons

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 09h30

A comercialização da famosa cerveja Duff, popularizada pelo personagem Homer Simpson, da série de desenho os Simpsons, deu início a uma batalha jurídica entre a Fox (detentora dos direitos sobre o desenho) e dois irmãos colombianos (que fabricavam a cerveja de mesmo nome).

O estúdio norte-americano entrou com uma ação judicial contra a fabricação da cerveja pelos irmãos Álvaro e Oscar Ballesteros, que registraram a marca em 2008.

A alegação dos colombianos é de que a cerveja existe apenas no mundo fictício, e que não viam problema em registrá-la. Mesmo assim, trocaram o nome para "DuH".

A Fox ainda não comprou essa solução e a briga se arrasta na Justiça, segundo reportagem do "Huffington Post".

Bebida vendida no Brasil tem outra origem

A Duff é vendida no país, porém com uma outra origem. O empresário mexicano Rodrigo Contreras teve a sacada de trazer a bebida das telinhas para o mundo real.

Em 2007, ele fechou uma parceria com a cervejaria belga Haacht Brewery, e o produto estreou na Europa, em países como Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália e França.

Em 2009, foi criada a Duff Sudamerica, levando o produto a países da América do Sul: Chile, Paraguai, Colômbia e Panamá.

Finalmente, a Duff Sudamerica decidiu trazer a marca para o Brasil --em parceria com a Duff Brasil, de Conrado Kaczynski, que é responsável pela distribuição do produto.