IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economias de Brasil, China e Índia podem ter 'aterrisagem brutal', diz agência de risco

Do UOL, em São Paulo

12/11/2012 09h10

A reativação da economia mundial será fraca até ao menos 2014, em um contexto de incerteza crescente na Europa e nos Estados Unidos, indicou a agência de classificação Moody's Investors Service em um estudo publicado nesta segunda-feira (12), que alerta para a "possibilidade" de uma aterrissagem "brutal" de economias emergentes como China, Índia e Brasil.

"No curto prazo, esperamos um crescimento inferior à tendência (no longo prazo) na maioria das economias avançadas, assim como uma desaceleração nos mercados emergentes", explicou Collin Ellis, responsável pelo relatório.

No conjunto dos países do G20, ou seja, os principais países desenvolvidos e emergentes do planeta, a economia crescerá 2,7% em 2020, 3% em 2013 e 3,3% em 2014, indicou o relatório da Moody's.

A agência aponta o risco de uma recessão na Eurozona "pior do que o que se pensava até agora" acompanhada "por uma restrição do crédito, em particular se a crise das dívidas soberanas se intensificar".

Entre os fatores que podem afetar a leve reativação econômica figuram, segundo a Moody's, "a possibilidade de uma aterrissagem brutal nas economias emergentes, entre elas China, Índia e Brasil".

"As perspectivas de crescimento para as economias emergentes caíram, refletindo uma nova desaceleração do comércio mundial e a falta de novo impulso para a demanda doméstica", disse a Moody's.

(Com informações da AFP)