IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crise leva espanhóis a comprar menos comida e trocar azeite por óleo

Manifestantes espanhóis protestam nas ruas de Madrid contra medidas de austeridade - Andres Kudacki/AP
Manifestantes espanhóis protestam nas ruas de Madrid contra medidas de austeridade Imagem: Andres Kudacki/AP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2013 14h29

A crise econômica está levando os espanhóis a comprarem menos comida e a reduzir o consumo de produtos tradicionais da mesa mediterrânea, como o vinho e o azeite de oliva, que tem sido substituído pelo óleo de girassol. Os produtos são duas 'paixões' nacionais e motivo de orgulho para o povo espanhol.

A afirmação parte de dados do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente do país europeu, publicados nesta segunda-feira (7) pelo jornal espanhol “El País”.

Os números, os mais atuais disponíveis, se referem aos meses de setembro e outubro do ano passado. A quantidade de alimentos que entrou nas casas da Espanha caiu 1,8%, em outubro, e 2,3%, em setembro, terceiro mês consecutivo com queda no consumo por pessoa.

Segundo a pesquisa do ministério, feita em 12 mil domicílios, o consumo do azeite de oliva caiu 15,7%, enquanto o do óleo de girassol aumentou 1%. Os vinhos tiveram queda de 9,4% no consumo, e 9,8%, para os espumantes.

Apesar da queda na comparação mês a mês, o consumo espanhol de alimentos aumentou 0,9%, em quantidade, entre novembro de 2011 e outubro de 2012, o equivalente a um aumento de 0,4% em valor econômico das compras.

A queda no consumo, segundo “El País”, se agravou após o pacote de aumento de impostos que entrou em vigor em setembro. No caso de carnes, peixes, vegetais e outros alimentos, a alíquota foi de 8% para 10%, elevando de € 11,90 para € 12,12, um quilo de filé bovino, por exemplo, segundo “El País”.

O carrinho de compras era uma das últimas fronteiras do consumo que vinham resistindo à crise na Espanha. Antes, a compra de automóveis, telefones celulares e viagens de turismo já haviam sofrido com a crise.

No ano passado foram vendidos 700 mil carros, menos da metade das vendas em 2008. E cresceu a opção pelo carro usado. Enquanto em 2007 a relação era de um carro novo vendido para cada usado comercializado, em 2012 essa relação foi de quatro carros usados vendidos para cada carro novo, segundo cita “El País”.

O número de diárias pagas por turistas nacionais, na Espanha, caiu 8,2% no ano passado, em contraste com um aumento de 2,3% no turismo estrangeiro. O ano passado também foi o primeiro a registrar uma queda significativa no número de linhas de telefonia móvel, com menos dois milhões de linhas habilitadas na Espanha, diz “El País”.