IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa nega contaminação da água no entorno do Superporto de Eike

Autoridades afirmam que porto de Eike causou salinização de água doce no litoral do RJ - Daniel Marenco/Folhapress
Autoridades afirmam que porto de Eike causou salinização de água doce no litoral do RJ Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

17/01/2013 11h43

LLX, braço de logística do grupo EBX, de Eike Batista, informou em comunicado nesta quinta-feira (17) que não encontrou indicação de alterações nos níveis de sal da água no entorno do Superporto do Açu.

A Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro havia informado, na véspera, que o grupo seria punido com medidas corretivas, uma vez que pesquisas feitas pelo governo detectaram um aumento de salinidade na água ao redor da construção do porto.

A companhia alegou que a área de influência do porto, em São João da Barra (RJ), é monitorada em mais de 40 pontos para avaliação dos níveis de salinidade, de acordo com as exigências de licenciamento ambiental.

"A LLX possui convênios desde 2010 com universidades do Rio de Janeiro para monitoramento dos canais utilizados para irrigação sem qualquer indicação de alteração da atividade agrícola", disse em nota a companhia.

Impacto ambiental

Na quarta-feira, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, disse que o grupo EBX vai ser punido com medidas corretivas pela Secretaria do Ambiente por conta do aumento da salinização da água na região do Superporto do Açu, no litoral fluminense.

Os detalhes da punição serão apresentados na semana que vem pela secretaria e pelo Inea (Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro), disse Minc. Segundo o secretário, um estudo feito pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) apontou que a construção do porto provocou um aumento do teor de sal na água da região, incluindo lençóis freáticos e lagoas.

A salinização foi causada pela dragagem de areia do fundo do mar, disse ele. "Nossos técnicos e do Inea foram lá e confirmaram a denúncia. O material retirado do fundo do mar tem mais sal. Isso pode influir na fauna, pesca e agricultura", declarou o secretário.