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American Airlines e US Airways confirmam a criação da maior aérea do mundo

Mike Theiler/Files/Reuters
Imagem: Mike Theiler/Files/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 08h54Atualizada em 14/02/2013 11h32

A American Airlines e a US Airways confirmaram a fusão de seus negócios nesta quinta-feira (14), numa operação que criará a maior companhia aérea do mundo em volume de passageiros, com US$ 11 bilhões em valor de mercado. A nova empresa aérea terá 6.700 voos diários, para 336 destinos em 56 países.

Apesar de se tornar a maior do mundo em volume de pessoas transportadas, a companhia norte-americana ainda ficará atrás da Delta Air Lines e da chilena Lan (dona da TAM) em valor de mercado entre as maiores aéreas da América Latina e Estados Unidos, segundo dados da consultoria Economatica.

As duas empresas norte-americanas operam mais de 30 voos por semana no Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Acordo era muito esperado pelo mercado

O acordo era amplamente esperado pelo mercado, e passou mais de um ano em negociação. A AMR, controladora da American Airlines, encaminhou um pedido de concordata em novembro de 2011, e a US Airways começou a buscar a fusão no início de 2012.

O negócio conclui uma onda de consolidações, que ajudou as companhias aéreas norte-americanas a terem bases financeiras mais sólidas, devido à crise enfrentada pelo setor.

Veja as maiores empresas aéreas da América Latina e EUA em valor de mercado

EmpresaValor de mercado (em US$ bi)País
Delta Air Lines12,6EUA
Lan Chile11,9Chile/Brasil
American Airlines***11***EUA
United Airlines8,7EUA
Southwest Airlines8,5EUA
Gol2Brasil
Jetblue Airways1,7EUA
Aeromex1México
Skywest0,7EUA
  • *** Valor de mercado aproximado da fusão entre American Airlines e US Airways
  • (Fonte: consultoria Economatica)

Conselhos aprovaram fusão na quarta

Os conselhos de administração da AMR Corp (controladora da American Airlines) e da US Airways aprovaram a fusão dos negócios na noite de quarta-feira (13).

A operação será realizada toda na troca de ações. Os credores da American Airlines passam a deter 72% da nova empresa. Os acionistas da US Airways ficarão com o restante.

A nova companhia vai atuar sob a marca da American Airlines e será baseada no Texas. 

Maior do mundo em volume de passageiros

A fusão das empresas vai criar a maior companhia aérea do mundo em volume de passageiros e ajudar a American e a US Airways a competirem melhor com a United Continental e com a Delta Air Lines.

O valor de mercado de US$ 11 bilhões da nova empresa se compara aos cerca de US$ 12,4 bilhões da Delta e aos US$ 8,7 bilhões da United.

Empresas terão que cumprir regras

A fusão entre as duas gigantes será a terceira entre aéreas nos Estados Unidos desde 2008, elevando os riscos de passagens mais caras e menos opções para consumidores.

Para preservar a competição, especialistas antitruste dizem que o Departamento da Justiça deverá pedir que a US Airways reduza suas operações em Washington e em Charlotte, e que a American Airlines diminua sua atuação em Dallas. Fora dessas áreas, as empresas fazem rotas diferentes, na maior parte.

"Se você colocar estas duas companhias em um mapa, você vai ver um monte de rotas complementares, mas não vai ver muitas nas quais as duas voam na mesma rota", disse Herbert Hovenkamp, da Faculdade de Direito da Universidade de Iowa.

Justiça dos EUA raramente barra fusão entre aéreas

Apesar do negócio ter sido fechado entre as empresas, agora o processo terá que ser autorizado pelas autoridades norte-americanas de defesa da concorrência.

O Departamento de Justiça raramente se opôs a uma fusão de companhia aérea nos anos recentes. A última vez, foi na proposta de acordo entre United e US Airways em 2000-2001.

O advogado Alison Smith, da McDermott Will & Emery, disse que reguladores deverão aprovar a nova fusão se as empresas concordarem em vender algumas rotas. "Esse é um cenário provável", disse.

(Com Reuters)