IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Saiba controlar a ansiedade que afeta a saúde de empreendedores

Estresse e maus hábitos, como o tabagismo e o sedentarismo, são vilões da saúde dos empreendedores - Arte/UOL
Estresse e maus hábitos, como o tabagismo e o sedentarismo, são vilões da saúde dos empreendedores Imagem: Arte/UOL

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 06h00

Ser dono do próprio negócio significa ter mais responsabilidades e, muitas vezes, trabalhar mais de dez horas por dia. O acúmulo de funções e o excesso de trabalho, comuns no início da empresa, podem afetar a saúde do empreendedor.

Luiz Fernando Garcia, especialista em desenvolvimento humano e dinâmica de negócios, autor do livro “Empresários no Divã” (Editora Gente), diz que quem empreende precisa saber lidar com a ansiedade típica de ter um negócio.

“O dono da empresa sabe que tem as contas a pagar, ao contrário do funcionário, que sabe a data em que vai receber. A sazonalidade das vendas e a incerteza das coisas gera uma ansiedade muito grande”, afirma.

A ansiedade surge quando a pessoa não consegue deixar de pensar nos problemas do futuro e não se desliga dos fatos do passado, segundo o especialista. Ele diz que é comum o distanciamento da família, realização de compras por impulso e até o uso do álcool ou do sexo como válvulas de escape.

CONHEÇA OS TRÊS DILEMAS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES

Objetivos de curto prazo e paradas para relaxamento diminuem a ansiedade

Apesar da angústia que gera, a ansiedade pode ser usada para o bem do negócio. “A ansiedade tem que existir para sermos produtivos. É necessário certo nível de estresse para sairmos da inércia. Quando direcionados para alvos e objetivos de curto prazo, o estresse e a ansiedade são produtivos. Ao atingir uma meta, o sistema nervoso libera uma substância que promove relaxamento", explica Garcia.

Segundo o especialista, se a pessoa convive com a ansiedade e o estresse no longo prazo, ela nunca tem um momento de relaxamento. Para ajudar o corpo e a mente a relaxarem, ele diz que é importante ter momentos de descanso, como uma pausa para um café depois de uma reunião desgastante ou mesmo uma parada ao longo do dia para fazer atividades físicas.

Estresse e maus hábitos são vilões da saúde

O estresse e a ansiedade decorrentes do trabalho podem desencadear ou agravar doenças crônicas e, associados à má alimentação, ao sedentarismo e, eventualmente, ao hábito de fumar formam uma verdadeira bomba-relógio no coração, explica o médico especialista em medicina preventiva Caio Soares.

Dicas para reduzir estresse e melhorar a saúde

  • 1

    Reduza a ansiedade

    Ter objetivos de curto prazo ajudam a diminuir a angústia e a inquietação.

  • 2

    Faça pausas

    Controle o número de horas trabalhadas e faça paradas ao longo do dia, como um café depois de uma reunião estressante.

  • 3

    Alimente-se bem

    Não pule refeições e escolha alimentos saudáveis.

  • 4

    Faça exercícios físicos

    O sedentarismo é fator de risco para várias doenças. A prática de atividades físicas traz bem-estar e promove relaxamento.

    “As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. É uma praga silenciosa. Quando a pessoa tem hábitos considerados de risco, como má alimentação e sedentarismo, as artérias vão endurecendo e entupindo, mas isso só será sentido no futuro”, afirma.

    Pesquisa realizada pela empresa de assistência médica Omint com 15 mil executivos do alto escalão de pequenas, médias e grandes empresas mostra que 95,5% dos entrevistados não mantêm uma alimentação equilibrada no dia a dia, 44% são sedentários e 31,7% têm índice elevado de estresse.

    “Quanto maior o cargo, maior o nível de estresse. No caso do empreendedor, que é dono da empresa, a responsabilidade cresce ainda mais”, diz Soares, que também é diretor médico da Omint e coordenador do estudo.

    Ele diz que o estresse pode afetar tanto a saúde mental, comprometendo a capacidade de tomar decisões rápidas, quanto a saúde física, desencadeando o surgimento de doenças como as cardiovasculares ou psicossomáticas, quando fatores psicológicos afetam a saúde do corpo.

    Ambiente também favorece surgimento de doenças

    RANKING DE DOENÇAS

    Males comuns em empresáriosIncidência entre pesquisados
    Rinite28,97%
    Alergia de pele22,41%
    Dor no pescoço ou ombros19,36%
    Excesso de peso18,42%
    Ansiedade18,19%
    Dor de cabeça frequente16,50%
    Asma ou bronquite13,47%
    Colesterol alto11,53%
    Insônia10,83%
    Dor crônica nas costas8,52%
    • Fonte: Omint

    Além dos hábitos e estilo de vida, as condições do ambiente também afetam a saúde dos empresários e empreendedores, de acordo com a pesquisa. A poluição nas grandes cidades, junto com a alta exposição ao ar-condicionado, nem sempre em condições adequadas de manutenção, colocou rinite e alergias de pele no topo da lista das doenças mais frequentes.

    Em seguida, vêm, respectivamente, dores no pescoço e ombros, excesso de peso, dor de cabeça frequente, ansiedade, asma ou bronquite, insônia, colesterol alto e dor crônica nas costas.

    O desejo de mudança de hábitos também é avaliado pela pesquisa que concluiu que a inclusão de pelo menos uma atividade física na rotina é objetivo de 37,7% dos executivos e 44%, ainda que não tenham tomado nenhuma iniciativa, tem pensado frequentemente no assunto.

    O diretor médico da Omint ressalta, ainda, que  a adoção de hábitos de vida saudáveis deveria ser uma preocupação de primeira ordem para empresas e seus colaboradores. “As pessoas hoje têm consciência do risco que correm com os hábitos de vidas não saudáveis, mas conforme nosso estudo comprova, isso não é suficiente para a mudança de comportamento. Elas precisam de estímulos contínuos para mudança de estilo de vida”, afirma.