Petrobras descobre petróleo de boa qualidade na bacia de Santos

Do UOL, em São Paulo

A Petrobras (PETR4)(PETR3) descobriu petróleo de boa qualidade na área de cessão onerosa Florim, no pré-sal da bacia de Santos, informou a companhia nesta quarta-feira (20).

Este é o sexto poço descoberto pela companhia após a assinatura do contrato de cessão onerosa, acordo assinado com o governo como parte do processo de capitalização da estatal, com direito a exploração de 5 bilhões de barris de petróleo que serão retirados de outras áreas localizadas ao redor de campos gigantes como Lula.

Esse poço está situado em um reservatório carbonático logo abaixo da camada de sal, a uma profundidade d'água de 2.009 metros, a 206 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Segundo a estatal, a perfuração chegou a uma profundidade de 5.498 metros e continuará até o nível de cerca de 6.100 metros, conforme previsto no contrato de cessão onerosa.

Após a perfuração ser concluída, será feito um teste de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios, de acordo com as atividades e investimentos previstos no Programa Exploratório Obrigatório (PEO).

A fase exploratória deve se estender até setembro de 2014, quando poderá ser declarada a comercialidade da área.

O poço comprovou "a existência de petróleo de boa qualidade (29º API), em reservatórios carbonáticos de excelente qualidade situados logo abaixo da camada de sal".

(Com Reuters e Valor)

Notícias relacionadas



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos