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Laboratório do Boticário testa perfume e até balanço de bolsa feminina

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 06h00

Um laboratório que usa voluntários para testar cheiros de perfumes, ressecamento de pele, xampus em amostras de cabelo humano e até o movimento da bolsa de mulheres foi inaugurado na semana passada pelo Grupo Boticário. A empresa investiu R$ 37 milhões na construção desse novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São José dos Pinhais (PR).

O centro, que fica ao lado da fábrica da empresa, será especializado na criação de produtos, como perfumes e cosméticos. Lá, esses produtos também vão passar por uma série de testes que têm por objetivo descobrir se têm a eficácia e a duração esperadas.

Grupos de voluntários, formados por consumidores da marca e funcionários da empresa, são convidados a usar os produtos e anotar suas impressões. Eles devem responder, por exemplo, se o produto deixou a pele seca ou se causou alguma irritação.

Itens como xampus e condicionadores são testados, também, em amostras de cabelo humano.

Um dos equipamentos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento simula o movimento de uma bolsa feminina ao longo do dia. Os produtos da marca são colocados lá dentro. O objetivo é saber se esse movimento afeta a aparência do próprio produto e da embalagem.

Em um laboratório, os produtos passam por análises que mostram se eles têm algum tipo de alteração quando são expostos à luz do sol ou variações de temperatura, por exemplo.

Grupo fez 1.600 lançamentos em 2012

Além da marca O Boticário, o grupo é dono das empresas Eudora, Quem Disse, Berenice?, The Beauty Box e Skingen Inteligência Genética.

A Eudora é uma marca de produtos de beleza que tem lojas próprias e atua também na venda direta. Lançada no ano passado, a Quem Disse, Berenice? vende cosméticos em lojas próprias. A The Beauty Box é uma rede de lojas multimarcas e a Skingen Inteligência Genética, especializada em tecnologia genética.

O grupo diz que, atualmente, investe cerca de 2,5% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Cerca de 1.600 produtos foram lançados pela empresa em 2012.

O novo centro tem cerca de 8.000 m² e emprega mais de 200 funcionários.