IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação tem 'resistência', e governo pode tomar novas medidas, diz BC

Roberto Dumke

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 11h40

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira (2) que avalia a "necessidade de outras medidas" para conter a inflação. Segundo ele, a inflação no Brasil está sob controle, mas mostra "riscos à frente".

Segundo Tombini, a inflação tem "mostrado resistência nos últimos meses", principalmente por causa das altas de preços de alimentos e serviços. "Temos acompanhado isso com cuidado para avaliar necessidade de outras medidas no período à frente."

As declarações foram feitas em audiência pública no Senado. O BC controla a taxa básica de juros da economia (Selic) e é responsável por manter a inflação baixa.

A inflação acumulada em 12 meses, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), chegou a 6,31% em fevereiro, bem acima do centro da meta, de 4,5%, e perto do limite máximo, de 6,5%.

O mercado já espera que o BC aumente a Selic dos atuais 7,25% para 8,5% até o fim do ano, para conter a alta da inflação, conforme pesquuisa do BC (boletim Focus).

Presidente do BC diz que economia se recupera gradualmente

O presidente do BC presentação ao Senado dizendo que queria "reforçar as mensagens" aos parlamentares.

Para ele, a "recuperação da economia brasileira está se materializando de forma gradual" e "há perspectiva de intensificação [da recuperação] ao longo de 2013".