IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação estoura meta do governo em abril pressionada por domésticas e tomate

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 09h04

A inflação medida fechou abril em alta de 0,51%, acima do teto da meta do governo, com os preços de alimentos desacelerando um pouco após a redução de impostos pelo governo.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) é uma espécia de prévia da inflação.  Em 12 meses, a inflação é de 6,51%, abaixo dos 6,59% registrados pelo IPCA no final do mês passado, mas acima do teto da meta de inflação, que é de 6,5%.

Os dados foram divulgados dois dias após o Banco Central elevar a taxa de juros para 7,5% ao ano (estava em 7,25%), pela 1ª vez desde julho de 2011.

Os preços de alimentos mais uma vez pressionaram o indicador. A alta de itens como tomate e cebola ganhou destaque na imprensa local nas últimas semanas, aumentando a pressão sobre o Banco Central para agir contra a subida nos preços.

"Tem tido deflação dos preços de alimentos no atacado desde o início de ano, mas há uma resistência para repassar essa queda ao consumidor por causa do custo do frete, e também a questão da demanda aquecida", disse o consultor de pesquisas econômicas do Bank of Tokyo-Mitsubishi Mauricio Nakahodo.

(Com Reuters)