IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB agropecuário tem maior alta desde 1998, com safra recorde de soja

Bruno Henrique Pedersoli/UOL
Imagem: Bruno Henrique Pedersoli/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 10h18

O Produto Interno Bruto da agropecuária cresceu 9,7% no primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre de 2012, registrando a maior alta desde 1998 e sendo o maior "destaque" do período, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

O PIB do setor aumentou 17% em relação ao mesmo período do ano passado, com reforço de uma safra recorde de soja colhida no início do ano.

A produção de soja, o principal produto do agronegócio do Brasil, foi estimada pelo governo em 81,5 milhões de toneladas, crescimento de mais de 20% na comparação com a temporada passada, quando uma severa seca afetou os cultivos especialmente no Sul do país.

A taxa pode ser explicada pelo bom desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no primeiro trimestre e pelo crescimento na produtividade, destacou o IBGE em nota.

"O principal item foi a soja, foi a safra excepcional que tivemos este ano, aliado à quebra de safra no ano passado. Tivemos uma base mais baixa no ano passado, e com essa safra que foi boa, as regiões produtoras produziram bem. Teve uma recuperação e um aumento de outras culturas, mas o principal item foi a soja, a nossa principal cultura", comentou o analista da MB Agro José Carlos Hausknecht.

O Brasil também colheu uma de suas maiores safra de milho no verão, oficialmente estimada em 34,8 milhões de toneladas.

"Entre os produtos com safras significativas no trimestre e que registraram crescimento estão soja (23,3%), milho (9,1%), fumo (5,7%) e arroz (5,1%)", destacou o IBGE em nota.

(Com Reuters)