Por R$ 30 mil, preço de carro popular, dá para abrir uma franquia
Com um investimento inicial de até R$ 30 mil, preço de um carro popular zero-quilômetro, é possível abrir uma franquia no setor de serviços. Há opções nas redes Dr. Marido, Mary Help, Disk Manicure, Sr. Computador, Acquazero, Rede Sinal Verde e Bagnews.
O menor custo é o da rede Dr. Marido (R$ 13 mil) e o maior é o da rede Mary Help (R$ 30 mil). O preço de um carro zero-quilômetro popular varia de R$ 21.966 (Ford Ka) a R
O menor custo é o da rede Dr. Marido (R$ 13 mil) e o maior é o da rede Mary Help (R$ 30 mil). O preço de um carro zero-quilômetro popular varia de R$ 21.966 (Ford Ka) a R$ 40.862 (Gol), segundo tabela Fipe do UOL Carros.
nbsp;40.862 (Gol), segundo tabela Fipe do UOL Carros.As microfranquias, que receberam essa classificação da ABF (Associação Brasileira de Franchising) por exigirem pouco investimento para iniciar a operação, vêm crescendo no Brasil. Segundo a entidade, o faturamento dessas redes aumentou 22% em 2012 ante 2011, saltando de R$ 3,7 bilhões para R$ 4,5 bilhões.
Em números, as redes de microfranquias cresceram de 336 para 368, uma evolução de 10% no período. Já em unidades, passaram de 12.561 para 13.352, expansão de 6%.
Avaliar operação da franqueadora é fundamental
Para o consultor em franchising Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, apesar do baixo investimento inicial ser atrativo, é necessário ficar atento a alguns pontos para ter sucesso no negócio.
“O empreendedor tem de pesquisar se a rede possui unidades próprias. O objetivo da franquia é transmitir conhecimento sobre a operação do negócio, então, a franqueadora tem de ter testado modelos”, declara.
Ele recomenda que o candidato converse com franqueados e também com quem teve uma unidade da rede, mas não atingiu sucesso no negócio. Assim é possível avaliar possíveis riscos.
Analisar o nível de estruturação do negócio, a existência de manuais para o franqueado e o tempo da rede no mercado também são ações recomendadas pelo especialista.
De acordo com Rizzo, o sucesso da franquia depende da orientação que o franqueado recebe e da dedicação que ele tem com o negócio. “É importante escolher uma área em que o empreendedor tenha afinidade, porque o envolvimento dele é fundamental para o sucesso da empresa.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.