IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado reduz previsão de crescimento da economia para 2,53% no ano

Do UOL, em São Paulo

10/06/2013 08h38Atualizada em 10/06/2013 09h01

O mercado reduziu pela quarta vez seguida a previsão de crescimento da economia do país no ano. Desta vez, segundo o Boletim Focus, do Banco Central (BC), a estimativa ficou em 2,53%. Na semana anterior, a previsão era de 2,7%.

A queda nas previsões ocorre após a agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciar na semana passada que pode rebaixar a nota do país, citando o fraco crescimento econômico e a política fiscal expansionista.

A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Os dados vieram abaixo do crescimento esperado pelo mercado.

Juros

A taxa de juros deve subir para 8,75%, de acordo com o Boletim Focus. A previsão na semana passada era de 8,5% no final do ano.

No final de semana, o ex-ministro da Fazenda e do Planejamento Antônio Delfim Netto afirmou que, caso o governo não contribua com um ajuste fiscal (redução de gastos públicos), o BC terá de elevar os juros para uma taxa de dois dígitos para combater a inflação.

Inflação

As corretoras consultados pelo BC não mudaram as estimativas para a inflação (5,8%) depois de o Banco Central ter mostrado postura mais combativa sobre a alta dos preços.

(Com agências)