IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lan ganha 'Oscar' da aviação como melhor aérea da América do Sul

Martin Bernetti/AFP
Imagem: Martin Bernetti/AFP

Matheus Lombardi

Do UOL, em São Paulo

18/06/2013 12h15

A chilena Lan foi eleita a melhor empresa aérea da América do Sul pelo 'Oscar' da aviação ("Skytrax World Airline Awards"). O anúncio foi feito nesta terça-feira (18). A empresa faz parte do grupo Latam, dono da brasileira TAM, mas as aéreas operam com padrões diferentes.  

A brasileira Azul foi eleita a melhor empresa aérea de baixo custo do continente.

Já a colombiana Avianca, que também opera no país, foi premiada por ter o melhor serviço de bordo da América do Sul.

Foram avaliadas mais de 200 empresas aéreas do mundo todo, em quesitos como serviço de bordo, check-in, conforto e comida.  Cerca de 18 milhões de passageiros, de mais de 160 países, participaram da votação.

Emirates é eleita a melhor do mundo

A Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, foi eleita a melhor empresa aérea do mundo. A companhia, que havia ficado com a 8ª colocação no ano passado, superou a Qatar Airways, eleita a melhor do mundo nos últimos dois anos.

A Emirates recebeu pelo nono ano consecutivo o prêmio de "Melhor Entretenimento de Bordo do mundo".

As empresas asiáticas lideram entre as dez primeiras colocadas da lista, com cinco premiações: Singapore (Cingapura, 3º lugar), ANA (Japão, 4º lugar), Asiana Airlines (Coreia do Sul, 5º lugar), Cathay Pacific (China, 6º lugar) e Garuda Indonesia (Indonesia, 8º lugar).

Ainda figuram entre as top10, as empresas Turkish Airlines (Turquia) e Qantas Airways (Austrália), na 9ª e 10ª colocação, respectivamente.