IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC dos EUA vai continuar injetando US$ 85 bi por mês na economia

Do UOL, em São Paulo

19/06/2013 15h18

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (19) que continuará comprando US$ 85 bilhões por mês e não deu sinais explícitos de que está pronto para reduzir o programa, apesar de intensa especulação nos mercados de que poderia estar se aproximando do fim.

Descrevendo a economia como em expansão moderada, autoridades do Fed citaram contínua melhora nas condições do mercado de trabalho e sublinhou que a inflação tem rodado abaixo de 2 por cento, sua meta de longo prazo.

A instituição também reiterou que o desemprego ainda está alto demais para seu conforto, reforçando seu desejo de continuar adquirindo ativos até que a perspectiva do mercado de trabalho melhore significativamente.

"O Comitê vê que os riscos à perspectiva econômica e ao mercado de trabalho diminuíram desde o outono", informou o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) após sua reunião de dois dias.

A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, mais uma vez discordou da expansão do apoio do banco central à economia, expressando preocupação diante da possibilidade de que o estímulo possa promover desequilíbrios financeiros e prejudicar sua meta de manter a inflação contida.

Em um desdobramento inesperado, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, também discordou da decisão, porque ele acredita que o Fed deve sinalizar de forma mais forte sua disposição a defender a meta de 2% para inflação.

(Com Reuters)