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De perfume a rum: Brasil inspira novos produtos de empresas estrangeiras

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

02/07/2013 06h00

A economia brasileira pode não estar mais caminhando a passos firmes como há alguns anos, mas o país permanece servindo de inspiração para a criação de linhas exclusivas de produtos por empresas do mundo todo.

De artigos de beleza a bebidas, novas marcas e embalagens exclusivas têm sido criadas para chamar a atenção do consumidor brasileiro.

O grupo francês L'Occitane acaba de lançar a L'Occitane au Brésil, linha de produtos feitos com matéria-prima local. As embalagens dos cremes, perfumes e sabonetes trazem imagens que aludem à Caatinga e ao Cerrado.

É a primeira vez na história que o grupo lança uma marca para um país específico. O objetivo da empresa é atingir consumidores das classes A e B e competir com marcas como Natura e O Boticário.

No primeiro ano da marca, os produtos serão vendidos apenas no Brasil. Depois, serão levados para os outros países em que o grupo está presente.

Copa das Confederações e Rock in Rio

No mês passado, a marca de uísque Johnnie Walker, da gigante Diageo, ganhou embalagens especiais em homenagem ao Brasil.

São três versões diferentes, que trazem fotos e pinturas de artistas brasileiros. As caixas têm, ainda, frases de nomes conhecidos como os escritores Clarice Lispector e Ignácio de Loyola Brandão.

O lançamento faz parte do projeto "Keep Walking, Brazil" ("Continue caminhando, Brasil", uma variação do slogan da marca, "Keep Walking"), que celebra o progresso do país nos últimos anos. As embalagens estão disponíveis apenas no Brasil.

Em comemoração à realização da Copa das Confederações no Brasil, a Coca-Cola também fez uma homenagem ao país. A empresa lançou latas de refrigerante com as cores verde, amarelo e azul. A troca do vermelho das latas pelas cores da bandeira de um país foi uma iniciativa inédita no mundo.

Outro evento realizado no Brasil, o Rock in Rio, levou a Bacardí a criar uma edição especial do rum Bacardí Big Apple, que chega ao mercado neste mês e será vendido até setembro. Uma nova embalagem do produto foi criada para ser vendida exclusivamente no país.

O país também serve de inspiração para grifes de luxo, como Dior e Louis Vuitton. No ano passado, a Dior Parfums lançou o Escale à Parati, criado pelo perfumista da empresa, François Demachy, depois de uma viagem à cidade do litoral do Rio de Janeiro.

Também em 2012, a Louis Vuitton fechou parcerias com diversos artistas de rua do mundo, entre eles a dupla brasileira de grafiteiros Os Gemeos. Os dois criaram a estampa de um lenço de seda da marca, que chegou às lojas em janeiro deste ano.

Crise da Europa muda foco das empresas

A realização de eventos esportivos no país e o bom desempenho da economia em anos anteriores são alguns dos motivos que têm levado grandes empresas a ficar de olho no país, diz o professor de marketing e gestão de marcas da ESPM Marcos Bedendo.

"O Brasil está em evidência por vários motivos diferentes. Além disso, a crise da Europa, por exemplo, fez com que as empresas passassem a lançar projetos em outros locais do mundo", diz Bedendo.

Momentos como esses, diz ele, devem ser aproveitados por empresas que atuam internacionalmente. "É uma oportunidade de exportar mais para o Brasil e também de criar produtos específicos."