IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo pode obrigar empresa de Eike Batista a perfurar mais poços

Do UOL, em São Paulo

09/07/2013 16h05Atualizada em 09/07/2013 17h33

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) afirmou que pode fazer com que a empresa de petróleo OGX, do bilionário Eike Batista, que já enfrenta dificuldades com uma enorme dívida, invista na perfuração de mais poços em campos offshore que a empresa afirmou não serem comerciais.

Eike Batista em tempos de crise

A OGX (OGXP3), anteriormente a segunda maior empresa de petróleo do Brasil em valor de mercado e um dos símbolos do boom de commodities do país, viu suas ações perderem 98% do valor desde o recorde de alta em 2010.

A companhia surpreendeu os investidores na semana passada ao dizer que uma reavaliação dos levantamentos geológicos de Tubarão Azul mostrou que não havia tecnologia existente que poderia fazer a extração de petróleo economicamente viável.

"Nós podemos concordar com eles (de que o campo não é mais comercialmente viável) ou podemos pedir a eles que perfurem mais", disse Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, em uma entrevista à Reuters nesta terça-feira (9).

"Se for concluído que não é comercial, nós podemos receber de volta a concessão", acrescentou.

Tubarão Azul foi o primeiro campo offshore da OGX e a produção teve início em 2012 em um nível bem abaixo das expectativas. A empresa disse na semana passada que a produção no local pode ser encerrada em 2014.

Magda, que está em Londres atrair investidores para a rodada de licitação de blocos do pré-sal em outubro, disse que a ANP ainda estava avaliando o desenvolvimento do plano da OGX para o campo e que deve chegar a uma conclusão nos próximos meses.

(Com Reuters)