IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado reduz estimativa de crescimento da economia pela 10ª semana

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 09h00Atualizada em 22/07/2013 09h49

Economistas de instituições financeiras reduziram pela 10ª semana consecutiva a previsão de crescimento da economia do país no ano. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central (BC), o PIB (Produto Interno Bruto) deve ter alta de 2,28% em 2013, ante projeção anterior de 2,31%.

Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a economia brasileira pode crescer entre 2,5% e 3% em 2013, diante de um cenário de instabilidade que abateu os mercados recentemente e depois das manifestações populares que eclodiram em todo o país. Até então, as contas dele apontavam para expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% neste ano.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu no início do mês a previsão de crescimento da economia do país para 2,5%.

Inflação, juros e dólar

De acordo com o Boletim Focus, a projeção para a inflação oficial (medida pelo IPCA) deve ficar neste ano a 5,75%, ante estimativa anterior de 5,8%.

Os economistas consultados ainda mantiveram a perspectiva de que a Selic (taxa de juros) encerrará este ano a 9,25%, mas reduziram a estimativa para 2014 a 9,38%.

Já o dólar deve fechar o ano valendo R$ 2,24, segundo os economistas consultados. Na ata da última reunião do Copom, o BC reconheceu que a depreciação do real ante o dólar representa uma pressão inflacionária no curto prazo.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas dos economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros. Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados (desprezando os menores e os maiores valores).

(Com Reuters)