IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cinco sinais de que o imóvel pode ser uma furada

Isabela Noronha

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 06h00

A compra ou aluguel de um imóvel deve ser feita com toda atenção para evitar armadilhas. Uma vez fechado o contrato, é possível reverter a operação, mas a custo de muita burocracia. A seguir, conheça cinco pontos que devem fazer você investigar mais antes de fechar o negócio.

1) Barato demais - Imóveis de uma mesma região tendem a ter preços similares, com pouca variação para baixo ou para cima. Então, se topar com um preço bem inferior, desconfie.

"Investigue como é a vizinhança e o estado real do imóvel. Vá além das aparências e pergunte ao corretor os motivos de um valor tão menor", afirma a coordenadora de marketing do site Imovelweb, Viviane Macedo.

Para garantir que a oferta não esteja mascarando problemas na casa ou apartamento, só aceite assinar o contrato após descobrir qual a razão do desconto.

2) Infiltração - Infiltrações podem ser resolvidas, mas tenha em mente que isso consumirá dinheiro e, provavelmente, muita paciência. Como é um serviço mais complicado, que envolve identificar o lugar do vazamento, quebrar a parede, e emendar ou trocar o cano, costuma custar mais caro. 

"E o serviço pode não dar certo. Aí, o prejuízo é ainda maior", diz Sylvio Lindenberg, autor de "Guia Prático do Corretor de Imóveis" (ed. Atlas).

3) Trânsito pesado - Não acredite que esse problema pode ser relevado, ou que "com o tempo, você se acostuma". Congestionamentos ou ruas movimentadas demais são duplamente ruins. Primeiro, porque dificultam o acesso até a sua casa e, segundo, por causa do barulho. "Motores de carros e buzinas podem infernizar a vida de quem procura mais sossego", afirma Sylvio.

Por isso, antes de fechar o negócio, visite o imóvel em pelo menos três horários diferentes para checar o movimento na região.

4) Corretor superficial - É dever desse profissional apresentar os prós, mas também os contras da casa ou apartamento. Se o corretor não for capaz de falar mais do que o básico, pode não estar bem informado sobre o imóvel, ou pior: estar omitindo algum ponto importante. 

Fique atento e faça perguntas, como se há previsão de o condomínio subir, e qual a última vez que o teto da garagem foi impermeabilizado. Desconfie dos corretores que não souberem responder e ficarem somente apresentando cômodos. "O corretor deve ser capaz de dar detalhes e de ressaltar os aspectos positivos e negativos que interessam ao cliente", diz Sylvio. 

5) Decoração impecável - Esse ponto vale principalmente para imóveis novos, comprados na planta. Algumas construtoras oferecem imagens com móveis em uma escala e apartamento em outra, maior.

Além disso, essas empresas podem "maquiar" os ambientes, com espelhos e móveis planejados especialmente para deixá-los aparentemente mais amplos. Isso é mais raro, mas também pode acontecer em apartamentos usados, que foram muito bem decorados. 

Prefira visitar os imóveis vazios. Além disso, confira e reconfira a metragem. Pergunte se aquele número que está sendo divulgado ou que foi informado pelo corretor inclui a garagem. Assim, você evita a surpresa desagradável de ter que gastar alguns milhares de reais para deixar a sua casa com o conforto esperado.