IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Rural diz ter sido pego de surpresa com fechamento pelo BC

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 20h26

Os controladores do Banco Rural disseram em nota nesta sexta-feira (2) que "se viram surpreendidos com a decisão do Banco Central do Brasil de decretar a liquidação extrajudicial da instituição".

O BC afirmou que a decisão foi tomada "em decorrência do comprometimento da sua situação econômico-financeira e da falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco".

De acordo com o Rural, não haveria motivos para que o BC tomasse esse tipo de medida pois "jamais causou prejuízo a quem quer que seja".

Os controladores do Banco Rural disseram lamentar a "interrupção abrupta" das atividades "em um momento em que se construía, com o conhecimento do próprio Banco Central, uma transição para reforçar o capital da instituição e adequá-lo aos seus planos de crescimento".

Os diretores do banco informam ainda que vão estudar todas as medidas possíveis para reverter a situação do banco.

Banco esteve envolvido no mensalão

O banco esteve envolvido no escândalo do mensalão. No julgamento do caso, o STF (Supremo Tribunal Federal) chegou à conclusão de que, no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, houve um esquema de desvio de dinheiro público e empréstimos fictícios para a compra de votos de parlamentares em apoio ao governo federal.

De porte pequeno, o Banco Rural foi fundado em 1964 e atuava, principalmente, no mercado de crédito para pequenas e médias empresas. A instituição detinha, em março, 0,07% dos ativos e 0,13% dos depósitos do sistema financeiro, segundo dados do BC. 

A decisão do BC atinge as demais empresas do conglomerado: o Banco Rural de Investimentos; o Banco Rural Mais; o Banco Simples e a Rural Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Agora, o Banco Rural deixa de funcionar operacionalmente, seus funcionários são dispensados e os bens dos donos e ex-administradores ficam indisponíveis.

O BC nomeou Osmar Brasil de Almeida para ser o liquidante do grupo --ele tem que vender a massa de bens e aplicações do banco para ressarcir os credores.

O Banco Central afirmou, em nota, ter detectado graves violações às normas legais e sucessivos prejuízos que sujeitam os credores a risco anormal e disse que irá tomar todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades legais para garantir os direitos dos correntistas.

(Com agências)