IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contratações nos EUA caem em julho, mas desemprego é o menor em 4 anos

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 10h51

O ritmo de contratações diminuiu em julho nos Estados Unidos, mas a taxa de desemprego caiu mesmo assim, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira (2).

O dado é importante porque influencia nas decisões de política econômica do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

O número de empregos fora do setor agrícola aumentou em 162 mil, segundo o Departamento do Trabalho. O valor ficou abaixo da estimativa de analistas, ouvidos em pesquisa da agência de notícias Reuters; eles esperavam um aumento de 184 mil. 

Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego caiu 0,2 ponto percentual, para 7,4%, menor nível em mais de quatro anos.

O aumento de empregos alimentou parte da queda, mas a força de trabalho também encolheu durante o mês, fazendo um contraponto ao otimismo com a queda na taxa de desemprego.

Os dados reforçam a visão de que o mercado de trabalho está se recuperando, mas a economia mais ampla ainda opera com um ritmo baixo de crescimento.

"A economia norte-americana está avançando lentamente para melhor, mas será um longo e lento esforço", disse o economista Tanweer Akram, do ING U.S. Investment Management, antes do relatório.

A questão é se o ritmo de aumento de empregos é suficiente para que o Fed sinta que a economia dos Estados Unidos está preparada para avançar com menos suporte. 

O banco central do país compra atualmente US$ 85 bilhões em títulos para manter os custos de empréstimos baixos.

(Com Reuters)