Ranking mostra os planos de saúde com mais reclamações no país em junho

Do UOL, em São Paulo

A SulAmérica Saúde lidera, pela nona vez seguida, o ranking de reclamações sobre empresas de planos de saúde de grande porte elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A lista considera empresas com mais de 100 mil clientes.

EMPRESAS DE GRANDE PORTE COM MAIS RECLAMAÇÕES

POSIÇÃO EMPRESAS ÍNDICE*
SUL AMÉRICA 8,09
FUNDAÇÃO ASSEFAZ 3,68
GREEN LINE 3,23
AMICO 3,18
UNIMED PAULISTANA 2,93
  • * O índice é calculado a partir do número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos seis meses anteriores.
  • Fonte: ANS

O ranking mensal mostra a média do número de reclamações nos seis meses anteriores para cada conjunto de 10 mil clientes. O número de reclamações no período é dividido pelo número de clientes e o resultado é multiplicado por 10 mil.

Essa ponderação evita que apenas empresas com um número maior de clientes figurem no topo da lista.

O índice da SulAmérica em junho foi de 8,09. Isso significa que, para cada grupo de 10 mil clientes da empresa, foram registradas, em média, 8,09 reclamações entre janeiro e junho deste ano.

Em segundo lugar no ranking da ANS, aparece a Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz). Em seguida, estão as empresas Green Line, Amico e Unimed Paulistana.

Na média, o índice geral de reclamações contra empresas de planos de saúde de grande porte ficou em 0,99 em junho, segundo os dados da ANS.

Os dados completos do ranking podem ser consultados no site da agência.

Procuradas, SulAmérica, Green Line, Amico e Unimed Paulistana não se manifestaram sobre o assunto até a publicação desta reportagem. O UOL não conseguiu contato com a Assefaz.

Notícias relacionadas



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos